Como Surgiu o Cruise Control?

 

Conduzir é uma experiência prazerosa. Contudo, quando passamos longos períodos de tempo ao volante em estradas predominantemente retas, a fadiga e o aborrecimento podem fazer-nos perder a atenção à estrada.

Em 1935, Ralph Teetor lançou as bases para o que conhecemos hoje como Cruise Control. Inicialmente pensado para reduzir o barulho do motor, pois tornava as conversas no carro difíceis de ouvir, foi depois adotado como um controlador de velocidade para todos os carros.

O que é?

Cruise Control ou, em português, controlo de cruzeiro, é uma tecnologia que permite ao condutor de um veículo automóvel escolher e fixar uma velocidade de cruzeiro e, deste modo, deixar de carregar no acelerador.

Por norma, esta tecnologia de automação da condução é utilizada em longas viagens de autoestrada ou em estradas nacionais predominantemente retas, como as que podemos encontrar no Alentejo.

Como funciona o Cruise Control?

O coração desta tecnologia está no regulador PID (Proportional, Integral, Derivative em inglês), uma tecnologia que permite que o carro acelere por si mesmo e mantenha a velocidade estipulada pelo condutor.

Em termos práticos, este regulador PID permite que, num curto espaço de tempo, seja realizada uma comparação entre a velocidade a que circula a viatura e a velocidade que desejamos impor.

Após esta comparação, o regulador vai recorrer ao histórico de velocidade para calcular a potência que o motor terá de aplicar para atingir a velocidade pretendida e para a manter estável.

Em concreto, cada elemento do regulador PID apresenta uma diferente função:

  • Proporcional (P): tem a função de fazer a aproximação da velocidade do carro à velocidade desejada;
  • Integral (I): a sua função passa por garantir que a potência aplicada pelo motor é sempre a necessária para manter a viatura à velocidade fixada;
  • Diferencial (D): quando a viatura se aproxima da velocidade pretendida, o diferencial terá a função de estabilizar a velocidade nesse ponto pré-estabelecido.

Com o desenvolvimento tecnológico de sistemas de Cruise Control, acabou por surgir o Cruise Control Adaptativo. Este sistema surge como resposta às necessidades de segurança modernas e, na prática, o que faz é ajustar a velocidade da viatura em função da distância a que este se encontra da viatura que circula à sua frente.

Além de manter a distância de segurança, este sistema pode ainda imobilizar, por completo, o carro em caso de risco iminente de colisão. De sublinhar que, com esta tecnologia, o condutor pode regular a distância de segurança a que deseja que o cruise control seja ativado.

A este tipo de Cruise Control Adaptativo, o Kia Sportage junta ainda o Sistema Stop & Go que, na prática, vai acionar os travões da viatura se o veiculo que circula à sua frente parar repentinamente e reiniciar a marcha logo que este último arranque.

Como ativar e desligar?

Para ativá-lo no seu Kia, comece por premir o botão “Cruise” que se encontra no volante. Quando aparecer a notificação “Cruise” no seu painel de instrumentos, acelere até atingir a velocidade de cruise control pretendida.

Nesse momento, puxe a alavanca “Set” que se encontra no volante para ativar o cruise control e deixe-a regressar à sua posição original assim que atinja a velocidade pretendida.

No momento em que a notificação “Set” aparecer no painel, pode tirar o pé do acelerador e relaxar.

Caso pretenda alterar a velocidade, basta escolher “RES +” para aumentar ou “RES-“ para diminuir no campo da velocidade no volante.

Para desativar o cruise control, basta premir o botão “Cancel” e travar lentamente ou, no caso de um Kia com transmissão automática, mudar a manete das mudanças para a posição N.

Quando não deve ser usado?

Dadas as suas características, o cruise control não deve ser utilizado em vias-rápidas, estradas nacionais e municipais sinuosas e apertadas.

Para além disto, é também desaconselhado o seu uso em estradas com inclinações severas (irá gastar mais combustível ao puxar pelo motor para manter o carro na velocidade estabelecida), em situações de trânsito congestionado e em dias de chuva intensa, neve ou granizo.

Assim, restrinja a utilização de cruise control a autoestradas.

Quais as vantagens da utilização do cruise control?

A sua utilização apresenta uma série de vantagens, entre as quais se encontram:

  • Diminuição da fadiga e do aborrecimento que, em certas situações, podem causar acidentes

Ao utilizar o cruise control em viagens longas em autoestrada, estará a automatizar uma parte da condução, nomeadamente a velocidade, permitindo-lhe diminuir, deste modo, a fadiga acumulada por estar sempre a pisar o acelerador.

  • Diminuição do consumo de combustível

Com o cruise control, acelerações repentinas e travagens bruscas deixam de entrar na equação permitindo-lhe fazer melhores médias e diminuir o consumo de combustível.

  • Carregamento da bateria

Com o desenvolvimento dos sistemas de cruise control, em modelos como o Kia Ceed SW PHEV, passou a ser possível fixar a velocidade/estipular um limite máximo e, simultaneamente, carregar a bateria do automóvel.

  • Cumprimento dos limites de velocidade legais

Especialmente em autoestrada, é fácil ultrapassar a velocidade limite legal, algo que com o cruise control ativado não acontece, já que este sistema fixa a velocidade e impede a ultrapassagem desses limites.

Desvantagens do Cruise Control

Por último, este sistema apresenta algumas desvantagens como um menor controlo sobre o veículo e um aumento do tempo de reação. Isto porque após ativar o cruise control pode surgir a tendência a relaxar, o que pode levar a um tempo de reação mais longo face ao surgimento de obstáculos no caminho.

Por isso, é importante que a sua ativação seja feita apenas em locais adequados e com boas condições.

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