A China Começa a Produção em Massa de Robots Humanoides

A Agibot, startup chinesa de robótica lançada em fevereiro de 2023, começou a produção em massa de robots de uso geral, gerando grande entusiasmo na indústria. Ao mesmo tempo, a Tesla planeia iniciar a produção em massa de robots humanoides até 2026.

Em comunicado recente, a Agibot, também conhecida como Zhiyuan Robotics, informou que a sua fábrica em Xangai já produziu cerca de 962 robots humanoides. A empresa partilhou um vídeo que mostra várias etapas da linha de produção, incluindo montagem, testes e interação entre robôs e trabalhadores humanos.

Além disso, a Agibot criou uma "fábrica de coleta de dados" para testar seus os robots em cenários do mundo real, como dobrar roupas e organizar. A produção em massa da Agibot gerou expectativas de grandes lucros para o próximo ano, conforme analistas apontam que os robots humanoides estão a evoluir para produtos mais inteligentes e versáteis.

Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou que a empresa terá robots humanoides em produção reduzida para uso interno no próximo ano, com expectativa de ampliar a produção para outras empresas até 2026.

Apesar das empresas chinesas estarem a avançar na produção em massa de robots humanoides antes da Tesla, especialistas indicam que tanto os EUA como a China estão progredir simultaneamente, com vantagens distintas em áreas como manipulação de membros superiores e controlo de movimento. A China, com a sua cadeia, tem se mostrado competitiva em relação ao custo de produção.

A indústria de robótica humanoide seguirá a sua expansão. No entanto, os desafios técnicos, como questões de estabilidade, ainda precisam de ser superados para avanços rápidos.

Para mais informação clica aqui.