Ataque à Embaixada de Portugal em Kiev

Imagem: Алесь Усцінаў no Pexels.

A Embaixada de Portugal em Kiev foi atingida por um ataque russo com mísseis balísticos na manhã de sexta-feira, 20 de dezembro de 2024. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, confirmou que o incidente resultou em danos materiais ligeiros, incluindo vidros partidos e portas empenadas, mas sem vítimas.

Além da embaixada portuguesa, as representações diplomáticas da Argentina, Albânia e Montenegro também foram atingidas. Paulo Rangel expressou a intenção de apresentar um protesto formal à Federação Russa, considerando o ataque "absolutamente inaceitável" e uma violação das regras de Direito Internacional.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou o ocorrido, destacando que foi atingido "território português em plena Ucrânia". Juntamente com o ministro dos Negócios Estrangeiros e o primeiro-ministro, decidiu-se realizar uma diligência junto da Rússia, considerando o ataque uma violação das normas internacionais.

Este ataque ocorre em um contexto de intensificação dos conflitos na região, com a Rússia a lançar vários ataques contra a capital ucraniana, Kiev, resultando em vítimas e danos materiais.

As autoridades portuguesas estão a acompanhar a situação de perto e a tomar as medidas diplomáticas necessárias em resposta a este incidente.

Nota: Imagem Ilustrativa.