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A Noruega deu início a um ambicioso projeto de engenharia: a construção do túnel submarino Rogfast, que será o mais longo e profundo do mundo. Com 26,5 quilómetros de extensão e uma profundidade máxima de 400 metros, o megatúnel promete transformar o transporte terrestre no país e estabelecer um marco na infraestrutura global.
Inovação e conectividade
O projeto, avaliado em 1,9 bilhão de euros, tem como objetivo conectar os distritos de Randaberg e Bokn, separados por um corpo d'água de 26 quilómetros de largura. Atualmente, a rodovia costeira E39, que se estende de Trondheim, no norte, a Kristiansand, no sul, é interrompida por sete travessias de fiordes que exigem o uso de balsas. O Rogfast eliminará a necessidade dessas travessias, reduzindo em 11 horas o tempo total de viagem, que hoje é de 21 horas.
"Com o túnel, não dependeremos mais do clima para manter as estradas abertas", explicou Oddvar Kaarmo, diretor do projeto. Ele destacou que o porto de Mortavika, um dos pontos de balsa mais utilizados, é frequentemente afetado por condições meteorológicas adversas, obrigando as embarcações a desviar para outros portos. O túnel promete solucionar esse problema de maneira definitiva.
Impacto no transporte e economia
O Rogfast faz parte de um plano maior para modernizar a estrada E39, avaliado em 36 bilhões de libras. Esse projeto também inclui a construção de túneis "flutuantes" e outras inovações tecnológicas. O objetivo é criar uma rota terrestre mais eficiente, conectando as principais cidades da costa, como Stavanger e Bergen.
O megatúnel será escavado numa camada de rocha submarina e levará aproximadamente 35 minutos para ser percorrido. Ele terá um design de túnel duplo com quatro faixas, permitindo um fluxo contínuo de tráfego. "A logística é um dos maiores desafios. Estamos a executar várias tarefas simultaneamente para garantir que o cronograma seja cumprido", ressaltou Kaarmo.
Financiamento e custos
O governo norueguês financiará cerca de 40% do custo total do projeto. O restante será coberto por meio de portagens, que deverão custar cerca de 36 euros por veículo para atravessar o túnel. A conclusão do projeto está prevista para 2033.
Futuro promissor
Com o Rogfast, a Noruega reafirma o seu papel de liderança global em projetos de engenharia inovadores. O megatúnel promete não apenas encurtar distâncias e melhorar a mobilidade, mas também tornar-se um marco histórico para a infraestrutura mundial.
Nota: Imagem Ilustrativa.