A organização europeia de testes ao consumidor Euro NCAP avaliou, pela primeira vez, a segurança de camiões pesados. Os modelos mais vendidos da Volvo, o Volvo FH e o Volvo FM, receberam ambos a classificação máxima de cinco estrelas. O Volvo FM também obteve o melhor resultado global entre todos os camiões testados.
O Volvo FM e o Volvo FH Aero obtiveram o máximo de cinco estrelas na primeira avaliação de segurança de camiões do Euro NCAP, que também atribuiu a ambos os modelos Volvo o prémio City Safe.
“Este resultado extraordinário deixa-me muito orgulhoso, pois confirma a posição de liderança da Volvo Trucks em termos de segurança”, afirma Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks. E continua: “A segurança é um valor fundamental para nós e um valor fundamental do nosso património. A segurança tem-nos guiado desde o início da nossa empresa - e com cada novo lançamento de produto estamos a tornar os nossos camiões ainda mais seguros.”
A classificação de cinco estrelas do Euro NCAP significa que a Volvo demonstrou um excelente desempenho em critérios como o apoio ao condutor e a prevenção de colisões, proporcionando segurança no trânsito para o condutor e para os utentes da estrada. Além disso, ambos os modelos Volvo cumprem os chamados critérios City Safe, graças à boa visão e ao bom desempenho dos sistemas de segurança ativa da Volvo, concebidos para proteger os utentes vulneráveis da estrada em situações de trânsito urbano.
“Esta é a prova dos nossos esforços consistentes no desenvolvimento da segurança para ir além do que é exigido pela legislação, em direção à nossa visão de zero acidentes com os nossos camiões”, afirma Anna Wrige Berling, Diretora de Segurança de Tráfego e Produto da Volvo Trucks. E continua:
“As classificações do Euro NCAP irão orientar os clientes nas suas decisões de compra, bem como desafiar os fabricantes de veículos a trabalhar continuamente para melhorar a segurança.”
Factos sobre o Euro NCAP:
O Programa Europeu de Avaliação de Automóveis Novos (Euro NCAP), sediado na Bélgica, foi criado em 1996 e rapidamente se tornou a norma da indústria europeia para avaliar a segurança dos automóveis de passageiros. É apoiado por vários governos europeus, incluindo a União Europeia.
Tal como no teste do camião, foi atribuída uma pontuação a cada sistema de segurança, que foi agregada para cada área. Estas pontuações foram depois utilizadas para calcular uma classificação de uma a cinco estrelas para todo o veículo.
O âmbito do teste do camião foi o seguinte:
- Condução segura: Monitorização dos ocupantes, visão (direta e indireta) e assistência ao veículo (por exemplo, assistência à velocidade)
- Prevenção de colisões: Colisões frontais (automóvel, peão e ciclista), colisões em manobras a baixa velocidade e colisões com saída da faixa de rodagem
- Pós-colisão: Informações de salvamento.
O objetivo do Euro NCAP é alargar gradualmente o âmbito dos testes para incluir também a proteção contra colisões numa fase posterior, bem como testar camiões em diferentes segmentos de transporte.
Para mais detalhes acerca desta notícia clica aqui.