A Boeing tornou-se parceira estratégica da Norsk e-Fuel para acelerar a produção de combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF) nos países nórdicos e a nível global. Esta colaboração visa reduzir as emissões da aviação e contribuir para a meta de emissões líquidas zero até 2050.
A Norsk e-Fuel produzirá electro-SAF (e-SAF) através do processo Power-to-Liquids (PtL), que usa energia renovável para criar hidrogénio verde, combinado com CO₂ reciclado. Este combustível pode reduzir as emissões em mais de 90% face ao querosene convencional.
A iniciativa europeia RefuelEU SAF pretende aumentar a quota de SAF para 6% até 2030 e 70% até 2050, incluindo um objetivo de 35% para e-SAF. O investimento da Boeing ajudará a atingir estes valores, fortalecer a segurança energética e apoiar políticas para tornar os SAF economicamente viáveis.
A parceria combina a experiência da Boeing na indústria com a tecnologia inovadora da Norsk e-Fuel, contando também com o apoio da Norwegian, a maior companhia aérea da Noruega. O CEO da Norsk e-Fuel, Lars Bjørn Larsen, destaca que o objetivo é tornar os e-fuels acessíveis e competitivos para substituir os combustíveis fósseis na aviação.
Sobre a Boeing e a Norsk e-Fuel
A Boeing é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, fornecendo aviões comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para mais de 150 países. A Norsk e-Fuel, fundada em 2019, desenvolve infraestruturas para a produção industrial de combustíveis sintéticos sustentáveis, com o objetivo de revolucionar a aviação através de fontes de energia renováveis.
Para mais informações clica aqui.