A Joby Aviation, Inc. (NYSE:JOBY), empresa especializada no desenvolvimento de táxis aéreos eléctricos para transporte de passageiros, tornou-se a primeira empresa a realizar voos no âmbito do desafio K-UAM Grand Challenge, promovido pelo Ministério da Terra, Infraestruturas e Transportes da Coreia do Sul (MOLIT).
O programa K-UAM Grand Challenge, iniciado em 2023, tem como objectivo apoiar a comercialização de táxis aéreos no mercado coreano. Durante uma semana de testes, a Joby concluiu uma série de missões, demonstrando vários perfis de voo, incluindo voos sustentados por asas. Estes testes também evidenciaram a capacidade da empresa de colaborar com potenciais parceiros coreanos na operação das aeronaves, num esforço para preparar a futura comercialização no país.
JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation, sublinhou a importância deste marco: "Realizar os nossos primeiros voos na Coreia representa um avanço significativo no lançamento de operações neste mercado, onde o nosso serviço tem um enorme potencial para poupar tempo e melhorar a conectividade em cidades densamente povoadas, como Seul, e em áreas remotas, como a Província de Jeju, onde barreiras naturais complicam o transporte terrestre."
Colaboração com Parceiros Coreanos
A Joby participa no K-UAM Grand Challenge como parte da “K-UAM Dream Team”, um consórcio que inclui SK Telecom, Hanwha Systems, TMAP e a Korea Airports Corporation, entidade responsável pela gestão da maioria dos aeroportos da Coreia do Sul.
O vice-ministro da Mobilidade e Veículos Motorizados da Coreia, Hyung Pil Jun, destacou o avanço representado pela participação da Joby: "Através do Grand Challenge, a Joby Aviation, juntamente com a Dream Team da K-UAM, está a demonstrar as capacidades de aviação da próxima geração, combinando os seus eVTOL de classe mundial com a tecnologia coreana em controlo de voo, gestão de tráfego e operações de vertiportos."
Os voos de teste ocorreram no Centro de Testes de Aviação de Goheung, na Província de Jeolla do Sul, culminando num evento comemorativo a 14 de Dezembro. A cerimónia, organizada pelo MOLIT, contou com a presença de mais de 200 convidados, incluindo representantes de agências governamentais coreanas e norte-americanas. Durante o evento, foi destacada a operação silenciosa das aeronaves Joby, um aspecto-chave do design da empresa.
Inovação no Transporte Aéreo
O táxi aéreo eléctrico da Joby foi concebido para transportar um piloto e até quatro passageiros, alcançando velocidades de 320 km/h com emissões zero e uma redução significativa no ruído em comparação com helicópteros. A Joby já obteve certificações de aeronavegabilidade para testes nos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul, reforçando a sua posição de liderança na indústria de táxis aéreos eléctricos.
Sobre a Joby Aviation
Com sede na Califórnia, a Joby Aviation está a desenvolver táxis aéreos eléctricos com descolagem e aterragem verticais (eVTOL) para oferecer um serviço rápido, silencioso e conveniente em cidades de todo o mundo. A empresa continua a liderar o caminho rumo à certificação dos seus veículos pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e avança para a produção em escala, com o quarto protótipo já fabricado na sua unidade em Marina, Califórnia.
Para mais informação clica aqui.