Lançamento Bem-Sucedido do Satélite SpainSat NG-I, Desenvolvido pela Airbus

O satélite SpainSat NG-I, o primeiro de dois satélites de nova geração projetados pela Airbus, foi lançado com sucesso a partir de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, a bordo de um foguete Falcon 9. Operado pela Hisdesat para as Forças Armadas Espanholas, o satélite, o mais avançado da Europa em comunicações seguras, atuará nas bandas UHF, Ka e X, e entrará em operação em órbita geoestacionária no segundo semestre de 2025, após testes iniciais e comissionamento.

Alain Fauré, chefe do Sistema Espacial da Airbus Defence and Space, comentou: “O lançamento do SpainSat NG-I com tecnologia de ponta para comunicações seguras, viabilizada pela nossa plataforma Eurostar Neo, representa um grande passo para a soberania espanhola e europeia. Sua carga útil inovadora, que corresponde a mais de 45% do satélite, foi desenvolvida graças ao esforço conjunto da indústria espacial espanhola, liderada pela Airbus.”

A Airbus Defence and Space, como contratante principal, projetou, integrou e testou o satélite nas suas instalações em Toulouse. A Airbus na Espanha também foi responsável pelo desenvolvimento do sistema inovador de antena ativa de recepção e transmissão na banda X, que oferece funcionalidade equivalente a 16 antenas tradicionais. Essas antenas ativas proporcionam uma flexibilidade e resiliência excepcionais. Com software especializado, elas conseguem se adaptar e alterar a cobertura até 1.000 vezes por segundo, além de detectar, geolocalizar e mitigar interferências simultâneas com alta precisão. O satélite também é blindado contra radiação, protegendo-o contra possíveis explosões nucleares.

Os satélites SpainSat NG representam um aumento de dez vezes na capacidade de comunicação em relação à geração anterior, permitindo a transmissão de mais dados e mais rapidamente, com cobertura sobre dois terços da superfície terrestre.

O satélite gêmeo, SpainSat NG-II, atualmente em construção e testes nas instalações da Airbus Defence and Space, deverá ser concluído até o final de 2025.

Importante destacar que as tecnologias inovadoras do satélite SpainSat NG-I foram desenvolvidas como parte da parceria Pacis 3 entre a ESA e a Hisdesat, através do programa ARTES da ESA, com apoio da Agência Espacial Espanhola.

Para mais informações clica aqui.