A Blue Origin completou com êxito a 29.ª missão do seu voo New Shepard, a 14.ª missão dedicada a cargas úteis, a partir do Launch Site One, no Oeste do Texas. Durante o voo, as cargas úteis experimentaram aproximadamente dois minutos de forças de gravidade lunar. A cápsula tripulada do New Shepard utilizou o seu sistema de controlo de reações para atingir uma rotação de cerca de 11 revoluções por minuto, simulando a gravidade lunar, que é um sexto da gravidade da Terra, no meio dos compartimentos de carga da cápsula.
A missão transportou 30 cargas úteis, incluindo materiais de NASA, instituições de pesquisa e empresas comerciais, elevando o número total de cargas úteis lançadas pelo New Shepard para mais de 175. A "Club for the Future", a organização sem fins lucrativos da Blue Origin, enviou milhares de postais como parte do seu programa "Postcards to Space". Cada postal será devolvido ao seu criador com o carimbo "Voo Espacial". A organização também oferece uma forma digital para criar e enviar postais, que pode ser consultada aqui.
Estatísticas principais da missão
- Hora oficial de lançamento: 10:00:00 AM CST / 16:00:00 UTC
- Apogeu do booster: 341.700 pés AGL / 345.347 pés MSL (104 km AGL / 105 km MSL)
- Apogeu da cápsula tripulada: 341.944 pés AGL / 345.591 pés MSL (104 km AGL / 105 km MSL)
- Hora de aterragem da cápsula tripulada: 10:10:06 AM CST / 16:10:06 UTC
- Tempo total da missão: 10 minutos e 6 segundos
"Capacidade do New Shepard de fornecer um ambiente de gravidade lunar é uma capacidade extremamente única e valiosa, à medida que os investigadores se preparam para o regresso à Lua", afirmou Phil Joyce, Vice-Presidente Sênior do New Shepard. "Isto permite aos investigadores testar tecnologias lunares a uma fração do custo, iterar rapidamente e testar novamente num espaço de tempo significativamente mais curto."
Este voo marca mais um avanço importante para a Blue Origin, reafirmando o seu compromisso com a exploração espacial e o desenvolvimento de novas tecnologias que podem facilitar futuras missões.
Para mais informação, clica aqui.