A fábrica de papel em Viana do Castelo, pertencente à empresa britânica DS Smith, foi adquirida pela multinacional norte-americana International Paper por um valor de 7 mil milhões de dólares (cerca de 6,8 mil milhões de euros). A fusão entre as duas gigantes do setor das embalagens, papel e celulose foi concluída na passada segunda-feira, segundo o jornal Eco.
O negócio ainda depende da aprovação de entidades reguladoras, mas a Comissão Europeia já deu luz verde à operação, impondo, no entanto, a condição de que os novos proprietários vendam a fábrica localizada em Ovar, no distrito de Aveiro.
Em comunicado, o presidente e CEO da International Paper, Andy Silvernail, afirmou que a fusão irá fortalecer a oferta de soluções de embalagens sustentáveis, impulsionar a inovação e expandir a presença geográfica da empresa. "Vamos reunir as capacidades e a experiência de duas equipas experientes, com culturas semelhantes, para criar o líder global em soluções de embalagens sustentáveis", destacou.
A aquisição reforça o posicionamento da International Paper no mercado europeu e poderá trazer impactos significativos para o setor industrial em Portugal.
Para mais informações clica aqui.