O Grupo Mercedes-Benz (símbolo de cotação: MBG) apresentou os resultados financeiros sólidos de 2024 e revelou um plano estratégico de melhorias de produto e desempenho, com foco no fortalecimento da resiliência da empresa.
“O Grupo Mercedes-Benz obteve bons resultados num ambiente muito desafiante, graças a uma gama excecional de produtos e a uma rigorosa disciplina de custos. Para assegurar a competitividade futura da empresa num mundo cada vez mais incerto, estamos a adotar medidas para tornar a empresa mais ágil, mais rápida e mais forte, ao mesmo tempo que nos preparamos para um intenso programa de lançamentos de novos veículos, começando pelo totalmente renovado CLA”, afirmou Ola Kaellenius, CEO do Grupo Mercedes-Benz.
O programa de lançamentos da marca começa em 2025 com o CLA, seguido por uma grande atualização da S-Class em 2026, novos modelos totalmente elétricos GLC e C-Class, além de uma série de lançamentos de veículos BEV (Battery Electric Vehicle) e híbridos de alta tecnologia da linha Mercedes-AMG. A empresa prevê que as vendas comecem a ganhar tração após o lançamento de dezenas de novos modelos ou modelos atualizados até 2027.
Com o objetivo de fortalecer ainda mais a competitividade e a resiliência, a Mercedes-Benz iniciou um abrangente programa de melhorias de desempenho, denominado Next Level Performance. Por meio de um conjunto de iniciativas, o grupo pretende explorar ao máximo o potencial de crescimento através do canal de vendas diretas, elevar a experiência do cliente a um novo patamar e aumentar a qualidade das receitas. Adicionalmente, a empresa tomará medidas para tornar a sua produção global mais eficiente e flexível. A Mercedes-Benz planeia reduzir os custos de produção em 10% até 2027, com foco na colaboração com fornecedores para redução dos custos de materiais e na continuação da redução de custos fixos até 2027, baseando-se no progresso significativo alcançado nos últimos quatro anos.
Tecnologia e design
A marca passará a utilizar uma linguagem de design coerente em toda a sua gama de produtos. Modelos BEV e híbridos de alta tecnologia irão aproveitar os seus pontos fortes, sem comprometer o espaço, a elegância, o conforto ou a eficiência. Graças a uma inteligente modularização, a Mercedes-Benz oferecerá uma tecnologia unificada em infotainment e Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), garantindo uma experiência de cliente consistente, além de uma habitabilidade de excelência e proporções perfeitas, mantendo um controlo rigoroso sobre os custos e a flexibilidade da produção, o que permitirá à empresa personalizar os produtos para mercados específicos, como a China.
Resultados de 2024
O lucro antes de impostos (EBIT) do Grupo foi de 13,6 mil milhões de euros (em 2023: 19,7 mil milhões de euros). As receitas do grupo foram de 145,6 mil milhões de euros (em 2023: 152,4 mil milhões de euros). O fluxo de caixa livre do negócio industrial foi de 9,2 mil milhões de euros (em 2023: 11,3 mil milhões de euros), principalmente devido a uma elevada taxa de conversão de caixa nos segmentos de Automóveis e Vans. A liquidez líquida do negócio industrial foi de 31,4 mil milhões de euros (fim de 2023: 31,1 mil milhões de euros), mantendo-se em níveis semelhantes ao ano anterior, refletindo uma forte geração de caixa, apesar de um desembolso superior a 10 mil milhões de euros em dividendos e recompra de ações em 2024.
O EBIT ajustado da Mercedes-Benz Cars caiu para 8,7 mil milhões de euros (em 2023: 14,3 mil milhões de euros) devido a menores volumes de vendas, especialmente na China, a preços negativos e a uma mistura desfavorável de modelos. O retorno sobre as vendas (RoS) ajustado em 2024 foi de 8,1% (em 2023: 12,6%). Os custos com Pesquisa e Desenvolvimento mantiveram-se elevados devido a investimentos em novas plataformas e tecnologias, particularmente no MB.OS. O EBIT ajustado da Mercedes-Benz Vans foi de 2,8 mil milhões de euros (em 2023: 3,1 mil milhões de euros), com o RoS ajustado quase igual ao do ano anterior, fixando-se em 14,6% (em 2023: 15,1%).
A Mercedes-Benz Mobility manteve-se como um forte parceiro para as divisões de Automóveis e Vans, com um portfólio total de 138,1 mil milhões de euros em 2024 (em 2023: 135,0 mil milhões de euros). No entanto, o novo negócio declinou para 59,5 mil milhões de euros (em 2023: 62,0 mil milhões de euros), e o EBIT ajustado foi de 1,1 mil milhões de euros (em 2023: 1,7 mil milhões de euros), impactado principalmente pela redução da margem de juros devido à evolução das taxas de juros e ao aumento da concorrência no setor de serviços financeiros, especialmente na China. O retorno ajustado sobre o capital (RoE) foi de 8,7% (em 2023: 12,3%).
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