Press Release: O dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. No entanto, a diversidade, a inclusão e a igualdade não são uma prioridade absoluta na Opel apenas neste dia anual de comemoração. Pelo contrário, estes princípios são uma parte fundamental da cultura empresarial. A perspetiva das mulheres desempenha sempre um papel fundamental no desenvolvimento de novos modelos, para benefício de todos os condutores e passageiros, bem como para o sucesso da marca. Este facto é também demonstrado pelo novo Opel Grandland.
O Women Perspective Panel da Opel: é tudo uma questão de perspetiva
Por vezes, as mulheres têm expetativas diferentes das dos homens em relação aos automóveis. Para satisfazer tais expetativas, os Women Perspective Panels (Painéis de Perspetivas das Mulheres), ou WPPs, estão implementados há muitos anos. Em cada veículo, uma equipa feminina dedicada acompanha o processo de desenvolvimento do veículo, o qual é parte integrante da Opel.
“No Women Perspective Panel, reunimos colegas do sexo feminino que representam diversas perspetivas e experiências de vida. São mulheres de diferentes idades e estaturas, bem como de uma vasta gama de profissões exercidas na Opel. Esta equipa deve dar um impulso para que o novo modelo Opel seja desenvolvido com base na sua própria experiência pessoal”, afirmou Nina Thiele, Presidente da Women of Stellantis na Alemanha.
O conceito dos Women Perspective Panels está estabelecido há anos em todos os novos modelos. No âmbito de vários eventos, como workshops, análises de benchmark e de grupos-alvo, bem como test drives, as mulheres têm a oportunidade de contribuir, com a sua voz, ao longo do processo de desenvolvimento, para mudar perspetivas, acompanhar as etapas internas e acompanhar a implementação das suas sugestões.
Design, funcionalidade e qualidade: total apoio do WPP
Assim, no caso do novo Opel Grandland, o WPP influenciou, desde o início, a forma como o SUV topo de gama deveria ser apresentado aos clientes no lançamento no mercado. Primeiro, as mulheres puderam testar vários modelos concorrentes e, assim, obter informações valiosas sobre os seus pontos fortes e fracos, tudo com o objetivo de identificar potenciais melhoramentos no desenvolvimento do novo Grandland. O feedback dos membros do WPP sobre os projetos de design para o futuro Grandland foi igualmente solicitado para reunir mais requisitos estéticos e funcionais.
Um workshop especial sobre ergonomia e espaços de arrumação centrou-se depois em questões como: ‘De que precisamos realmente?’, ‘Como podemos otimizar a utilização dos espaços de arrumação?’ e ‘Como é que mesmo as pessoas mais pequenas podem alcançar facilmente todos os compartimentos de arrumação?’ Os resultados do workshop foram também diretamente incorporados no desenvolvimento posterior. Foi até criado um relatório WPP com aspetos-chave detalhados, o chamado Key Performance Index (Índice de Desempenho-Chave). “Este KPI foi partilhado com várias equipas envolvidas no processo de desenvolvimento do veículo e foi repetidamente comparado com os resultados, ao longo de todo o período de desenvolvimento do projeto”, sublinhou Nina Thiele.
Envolvimento constante: o WPP contribuiu para o excelente resultado do novo Grandland
Para o novo Grandland, as exigências centrais do Women Perspective Panel, retiradas deste workshop, foram as seguintes:
- Quando se trata de qualidade interior, os materiais de elevada qualidade e os acabamentos perfeitos são cruciais.
- Os sistemas de câmaras com funções de limpeza contribuem para uma melhor visibilidade em redor.
- Ergonomia: as pessoas de todas as estaturas e caraterísticas físicas devem sentir-se confortáveis no automóvel.
- Opções de arrumação: no interior, os compartimentos de arrumação práticos e de fácil acesso, especialmente na consola central, são importantes. A bagageira deve ser de fácil acesso e de utilização flexível através de um piso de carga plano.
- Caraterísticas de condução: um comportamento dinâmico suave proporciona uma experiência de condução agradável e segura, com um elevado nível de conforto.
- Assinatura luminosa: além disso, os logotipos iluminados da marca, como o Opel Blitz, são verdadeiramente apelativos.
De forma a poderem avaliar os progressos alcançados no desenvolvimento, os membros do WPP conduziram os protótipos várias vezes durante o processo e deram o seu feedback. O resultado: “Missão cumprida: Graças ao nosso contributo, conseguimos introduzir muitos aspetos no novo Grandland que são importantes não só para as mulheres, mas também para todos os condutores. Estes incluem a agradável sensação de espaço em todos os bancos, bem como o bom posicionamento do volante, o interior de alta qualidade e uma ótima experiência de condução. A ventilação traseira eficaz, incluindo o aquecimento opcional dos bancos, também contribui para o ambiente de bem-estar proporcionado pelo Grandland”, resume Nina Thiele.
Desta forma, o Women Perspective Panel também desempenhou um papel decisivo na excelente impressão causada pelo novo Opel Grandland junto dos especialistas e dos clientes, logo desde a sua estreia, tendo sido galardoado com distinções de prestígio como o ‘2024 Golden Steering Wheel’[1]. O Women Perspective Panel e o Grandland constituem excelentes exemplos de como o espírito de equipa funciona na Opel e de como uma ampla diversidade de perspetivas contribui para o sucesso dos novos modelos, o que se verifica todos os dias.
Mais informações aqui.