Press Release: A rede social X, anteriormente conhecida por Twitter, está a ser notícia após ter sofrido várias interrupções que afetaram utilizadores em todo o mundo. Elon Musk, proprietário da X, atribuiu estas disrupções a um "ataque cibernético massivo", sugerindo o envolvimento de um "grupo coordenado ou de um país", devido aos significativos recursos utilizados.
A Check Point Research (CPR), área de pesquisa e investigação da Check Point Software, revelou que o The Dark Storm Team, um grupo pró-Palestina especializado em ataques DDoS (Distributed Denial of Service), reapareceu após um período de inatividade, na sequência da desativação do seu canal no Telegram. Os principais alvos deste grupo são entidades ocidentais, incluindo organizações nos Estados Unidos, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos e Israel. No último mês, lançaram ataques bem-sucedidos contra infraestruturas críticas, incluindo aeroportos (como o LAX nos EUA), o Porto de Haifa em Israel e o Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos.
"O The Dark Storm Team reivindicou o ataque ao X, em linha com o seu objetivo mais amplo de desestabilizar plataformas digitais e infraestruturas proeminentes. Este evento destaca a necessidade essencial de protocolos robustos de cibersegurança para plataformas de redes sociais, que desempenham um papel crucial na comunicação global. Em fevereiro, as organizações nos EUA enfrentaram, em média, 1.323 ataques cibernéticos por semana, com o setor de Media & Entretenimento a ser o quarto mais visado."
"O ressurgimento do Dark Storm Team destaca a crescente ameaça cibernética contra plataformas online de grande escala e infraestruturas críticas. Para os utilizadores, isto pode significar interrupções de serviço, tempos de inatividade e acesso limitado a websites e aplicações essenciais. Enquanto as empresas trabalham para mitigar estes ataques, os utilizadores podem enfrentar atrasos, erros ou falhas nas plataformas afetadas.
Para empresas e organizações, isto reforça a necessidade de defesas de cibersegurança mais robustas, especialmente contra ataques DDoS, que podem paralisar serviços online. À medida que estas ameaças evoluem, tanto utilizadores como empresas devem manter-se informados, garantir canais de comunicação alternativos e estar preparados para possíveis disrupções futuras.", realça Oded Vanunu, Chief Technologist, WEB 3.0 & Head of Product Vulnerability at Check Point Software.
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