O mundo já viu muitas modas inexplicáveis: tamagotchis, fidget spinners, meias com sandálias… Mas agora, a nova tendência que está a deixar as pessoas em filas intermináveis no Lidl é um pedaço de chocolate chamado "Dubai". Sim, "Dubai". Porque chamar-lhe "tablete de chocolate recheada com pistácio" não era suficientemente exótico.
Desde que meia dúzia de influencers no TikTok começaram a comer este chocolate como se fosse feito de pó de ouro e lágrimas de unicórnio, os portugueses entraram em estado de emergência gastronómica. Esqueçam o pão, o leite ou os bens essenciais – toda a gente precisa de um pedaço deste quadrado místico de cacau antes que se esgote para sempre (ou até que o Lidl traga mais na próxima semana).
O Fenómeno das Filas e os Compradores Profissionais
Na sexta-feira, o Lidl lançou a sua edição limitada do Chocolate Dubai, e o país dividiu-se entre duas fações:
- Os Iluminados, que madrugaram para se enfiar num Lidl à espera do tesouro;
- Os Céticos, que estão a ver isto de fora e a perguntar-se se não bastava comprar um chocolate normal e um frasco de pistácio.
“Eu acordei às cinco da manhã, levei uma cadeirinha de campismo e um termo de café. Quando abriram as portas, fui a correr como se fosse Black Friday nos EUA”, conta Maria Augusta, uma entusiasta de chocolates raros e colecionista de coisas que a internet diz que são fixes.
Do outro lado, temos João, que chegou ao Lidl por volta do meio-dia, viu que já não havia nada, e comentou: “Não sei qual é a surpresa. No outro dia foi igual com aquela torradeira que faz waffles em forma de coração.”
O Marketing da Tentação
A estratégia do Lidl foi brilhante: pegar num chocolate qualquer, dar-lhe um nome chamativo, fazer um passatempo com uma viagem ao Dubai e deixar a internet fazer o resto. O resultado? O chocolate esgotou antes que os funcionários do Lidl tivessem tempo de o desembalar.
As redes sociais encheram-se de publicações de pessoas a mostrar os seus chocolates Dubai como se fossem troféus de caça raros. Algumas até começaram a vendê-los no OLX a preços dignos de bilhetes para o próprio Dubai.
E o Sabor? Vale a Pena?
Testemunhos variam. Algumas pessoas dizem que é delicioso e que justifica toda a loucura. Outras, que tem um sabor bastante semelhante a qualquer outro chocolate de supermercado. Mas sejamos sinceros: para muita gente, o sabor é irrelevante – o importante é poder dizer que o conseguiram comprar antes de toda a gente.
Enquanto isso, os verdadeiros vencedores deste fenómeno são os funcionários do Lidl, que assistem, semana após semana, a portugueses lutarem por produtos aleatórios como se estivessem num reality show chamado “Supermercado Selvagem”.
E assim, enquanto as redes sociais continuarem a ditar tendências, podemos esperar que o próximo grande sucesso seja um pacote de bolachas chamado "Nova Iorque" ou um iogurte de edição limitada com sabor a "Maldívias".
Até lá, bom proveito para quem conseguiu comprar o chocolate Dubai. Para os restantes, força – há sempre a esperança de que volte para a semana.
Bravo Lidl, os palermas aderem a estas modas.