Daimler Truck Planeia Construir a Maior Rede Semi-Pública de Carregamento de Camiões da Europa

A Daimler Truck anunciou os seus planos para desenvolver a maior rede semi-pública de carregamento de camiões da Europa, com o objetivo de acelerar a transição para o transporte rodoviário com neutralidade climática local, utilizando camiões elétricos a bateria. A infraestrutura de carregamento é um dos pontos-chave para garantir o sucesso desta transição. Contudo, ainda há muito trabalho por fazer nesta área. A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) afirma que serão necessários cerca de 35.000 pontos de carregamento rápido com uma potência superior a 800 kW para atingir as metas de redução de CO2 da UE até 2030. Atualmente, existem menos de 1.000 pontos de carregamento para veículos pesados em toda a Europa, e muitos deles têm capacidade insuficiente para os requisitos dos camiões.

Para compensar pelo menos parcialmente este défice existente, a Daimler Truck desenvolveu agora um conceito para a sua própria rede semi-pública de carregamento. A rede irá incluir mais de 3.000 pontos de carregamento rápido na Europa até 2030, tornando-se a maior da Europa.

A nova solução semi-pública de carregamento para camiões elétricos permitirá que os clientes da TruckCharge da Daimler Truck abram a sua infraestrutura de carregamento para uso externo pago. Como parte da rede semi-pública de carregamento, os proprietários de depósitos poderão disponibilizar as suas estações de carregamento durante os períodos em que não as precisem – contribuindo para uma rede de carregamento mais abrangente para camiões elétricos. A Daimler Truck tem como objetivo lançar esta rede semi-pública no terceiro trimestre de 2025.

A rede semi-pública da TruckCharge destina-se a complementar a rede pública de carregamento existente, operada pela Milence, entre outros. A Milence foi fundada em julho de 2022 como uma joint venture entre a Daimler Truck, o TRATON GROUP e o Volvo Group, com o objetivo de instalar e operar 1.700 pontos de carregamento de alta performance na Europa até 2027.

Martin Hink, responsável pela área de eMobilidade/H2 Business Solutions da Mercedes-Benz Trucks, afirmou: "Com o nosso conceito de TruckCharge para carregamento semi-público, pretendemos colmatar uma grande lacuna na infraestrutura de carregamento para camiões. Com mais de 1.000 concessionários na Europa, temos as melhores condições para construir rapidamente a nossa própria rede. Em paralelo, ofereceremos aos nossos clientes uma solução completa, permitindo-lhes integrar a rede. Por um lado, a ideia é ajudar os nossos clientes a rentabilizar melhor a sua infraestrutura de carregamento, uma vez que esta poderá ser melhor aproveitada. Por outro lado, queremos oferecer aos operadores de camiões elétricos mais opções atrativas para carregarem os seus veículos."

A ideia da rede TruckCharge junta a oferta e a procura para carregamento semi-público.

A TruckCharge assume o papel de intermediário entre os operadores de estações e os operadores de frotas, criando a oportunidade para os processos de planeamento, reserva, agendamento e pagamento. Os operadores de estações que disponibilizem as suas próprias estações de carregamento podem gerar receitas adicionais com o carregamento semi-público, o que lhes permitirá amortizar mais rapidamente os investimentos na infraestrutura de carregamento. Os operadores de frotas, que utilizam as opções de carregamento, beneficiam de uma vantagem de custo em comparação com as instalações de carregamento públicas, além de uma rede maior à sua disposição e a possibilidade de reservar estações de carregamento com antecedência.

Expansão do carregamento paralelo em estações públicas na Europa

Para o carregamento em estações públicas, como as localizações da Milence, os clientes da Daimler Truck continuarão a utilizar o comprovado cartão de carregamento Mercedes ServiceCard, que dá acesso à crescente rede pública de carregamento da UTA Edenred em 28 países europeus. Este serviço já está disponível para clientes na Alemanha, Áustria e França. Durante o decorrer do ano, o carregamento em estações públicas na rede UTA Edenred será também disponibilizado aos clientes em outros mercados europeus.

A TruckCharge reúne várias ofertas de e-infraestrutura da Daimler Truck

Sob a marca TruckCharge, a Daimler Truck está a reunir todas as suas ofertas existentes e futuras relacionadas com a e-infraestrutura e o carregamento de camiões elétricos, ou seja, consultoria, infraestrutura e operações. A Daimler Truck oferece aos seus clientes um pacote completo e rentável, desde a geração de energia até à operação do veículo, para que possam tirar o máximo proveito da eletrificação. A TruckCharge está direcionada tanto para operadores de frotas de camiões como para empresas industriais com frotas de camiões próprias ou operadas externamente. Uma vez que veículos de diferentes fabricantes são geralmente utilizados, a TruckCharge está disponível independentemente da marca do camião.

Para mais informações clica aqui.