Daimler Truck Testa Protótipos da Nova Geração de Camiões a Hidrogénio nos Alpes Suíços

Ensaios rigorosos em condições extremas demonstram o potencial da tecnologia inovadora.

A Daimler Truck realizou uma série de testes exigentes com os primeiros protótipos da nova geração de camiões a célula de combustível da Mercedes-Benz. Dois veículos da mais recente fase de desenvolvimento do Mercedes-Benz GenH2 Truck foram submetidos a rigorosos ensaios de inverno no Passo de Simplon, no Cantão de Valais, Suíça.

As difíceis condições climatéricas, com temperaturas baixas e neve, juntamente com os desafiantes perfis de inclinação da região, proporcionaram um cenário ideal para avaliar o desempenho da tecnologia inovadora dos camiões movidos a hidrogénio líquido. Estes testes permitiram à equipa de desenvolvimento recolher informações valiosas sobre o comportamento dos veículos em condições extremas reais.

"Para a evolução do nosso Mercedes-Benz GenH2 Truck, estamos a construir sobre as experiências da primeira geração de protótipos, o que nos permite testar desde o início a tecnologia melhorada em cenários exigentes", afirmou Dr. Rainer Müller-Finkeldei, responsável pela engenharia de produtos da Mercedes-Benz Trucks. "Com uma altitude máxima superior a 2.000 metros e uma subida de 600 metros, o percurso pelo Passo de Simplon foi ideal para testar a interação do sistema de célula de combustível com outros componentes aperfeiçoados. Os resultados bem-sucedidos sublinham o potencial e a fiabilidade dos GenH2 Trucks, mesmo em condições adversas."

Testes abrangentes para otimizar a eficiência energética

Durante os ensaios, a interação de todos os componentes essenciais foi testada minuciosamente, incluindo a célula de combustível, a bateria de alta voltagem, o eixo elétrico, o sistema de tanques e a gestão térmica. Um dos focos principais foi o uso do sistema Predictive Powertrain Control, um controlo de velocidade de cruzeiro dependente da topografia. O objetivo foi otimizar a utilização da bateria em conjunto com a célula de combustível, tanto para a propulsão como para a recuperação de energia ao descer.

Os camiões de hidrogénio utilizados nos testes, com operações isentas de emissões de CO₂e, enfrentaram um extenso e exigente programa de ensaios. Com um peso bruto total de até 40 toneladas, percorreram 6.500 quilómetros em 14 dias, cruzando estradas de montanha com um acumulado de subida de 83.000 metros. Destacaram-se os trajetos de cerca de 20 km de subidas e descidas com inclinações entre 10% e 12%, totalizando 1.600 quilómetros.

Os camiões foram abastecidos através de uma estação móvel de hidrogénio da Air Products, instalada na base de testes em Valais.

Produção em pequena escala e futuro da mobilidade a hidrogénio

No outono passado, o Ministério Federal Alemão dos Assuntos Digitais e Transportes (BMDV), juntamente com os estados federais de Baden-Württemberg e Renânia-Palatinado, aprovou um financiamento de 226 milhões de euros para a Daimler Truck. O investimento visa o desenvolvimento, produção em pequena escala e operação de 100 camiões a célula de combustível, incluindo a sua manutenção.

Este projeto faz parte do programa europeu IPCEI Hydrogen (Important Project of Common European Interest) e abrange tanto as atividades relacionadas com os veículos como a produção. Além do desenvolvimento e construção dos camiões, o financiamento será utilizado para estudos de viabilidade sobre a cadeia de valor do hidrogénio e investimentos em infraestruturas produtivas para a futura produção em série.

A montagem final da nova geração de camiões a hidrogénio será realizada na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, com os primeiros veículos a serem entregues a clientes a partir do final de 2026.

Com estes avanços, a Daimler Truck reafirma o seu compromisso com um futuro sustentável, apostando na mobilidade neutra em carbono e na eficiência da célula de combustível como uma solução viável para o transporte pesado de longa distância.

Para mais informações clica aqui.