Press Release: O Prémio de Excelência na Investigação Científica 2025 vai distinguir seis cientistas em quatro categorias. Galardão será entregue na Sessão Solene do Dia da Universidade 2025.
Já são conhecidos os vencedores do Prémio de Excelência na Investigação Científica da Universidade do Porto 2025, galardão destinado aos docentes e investigadores da instituição que mais se distinguiram nos domínios da produção científica e da angariação de financiamento para as atividades de investigação científica, ao longo dos últimos cinco anos.
Depois de sete edições com apenas um/uma vencedora/a, o galardão deste ano – no valor total de 30 mil euros – será distribuído por seis cientistas – selecionados entre 45 candidatos – em quatro áreas diferentes: Artes e Humanidades; Ciências da Saúde e da Vida; Ciências Exatas, da Engenharia e Tecnologias; e Ciências Sociais.
Na categoria de Artes e Humanidades, o júri do Prémio de Excelência na Investigação Científica decidiu atribuir ex aequo o prémio a André Tavares e Miguel Carvalhais, investigador da Faculdade de Arquitetura (FAUP) e professor da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), respetivamente.
Na área de Ciências da Saúde e da Vida, a vencedora é Paula Soares, professora da Faculdade de Medicina (FMUP) e investigadora do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto.
O Prémio de Excelência na Investigação Científica na área de Ciências Exatas, Engenharia e Tecnologias será entregue, por sua vez, a Adélio Mendes, professor e investigador da Faculdade de Engenharia (FEUP).
Por fim, o Júri decidiu, por unanimidade, atribuir ex aequo o prémio da área de Ciências Sociais a: Fantina Tedim, professora da Faculdade de Letras (FLUP) e investigadora do CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território; e a Fernando Ferreira Santos, docente e investigador da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP).
Com este galardão, a U.Porto reconhece assim o contributo e esforço desenvolvido pelos/as seis cientistas na criação de novos conhecimentos, na angariação de financiamento para as atividades de investigação e produção científica.
Cada vencedor/a vai receber um prémio de 7.500 euros (a dividir no caso das categorias que tiveram mais de um galardoado), patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos, o parceiro bancário da U.Porto.
A entrega do Prémio de Excelência Científica da U.Porto 2025 vai ter lugar no próximo dia 24 de março, durante a Sessão Solene do Dia da Universidade 2025.
Os vencedores
Adélio Mendes é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Química e Biológica da FEUP, onde lidera um grupo de investigação reconhecido internacionalmente pelos seus estudos sobre células fotovoltaicas. O seu trabalho está traduzido em mais de 250 artigos em revistas internacionais, mais de 20 famílias de patentes e diversos projetos que representam um financiamento global superior a dez milhões de euros. Vencedor do Prémio Universidade de Coimbra em 2016, foi o responsável pela primeira cerveja sem álcool da Super Bock e o criador da patente mais cara vendida em Portugal. Integra, desde 2024, o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).
André Tavares é investigador do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura (CEAU-FAUP), a partir do qual coordena o projeto Fishing Architecture: The Ecological Continuum between Buildings and Fish Species, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC). Coordenador da Dafne Editora, é autor de várias publicações sobre arquitetura. Foi diretor do Jornal Arquitectos, curador-geral da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2016 e integra, desde 2024, o Conselho de Administração da Casa da Música, em representação do Ministério da Cultura.
Fantina Tedim é Professora Catedrática no Departamento de Geografia da FLUP e Coordenadora Científica do CEGOT. Uma das maiores especialistas nacionais na área dos incêndios florestais e gestão de riscos naturais, foi um dos membros do Grupo de Peritos designados pelo Governo para a avaliação dos incêndios florestais de 2022. É a autora do conceito de incêndios florestais extremos, adotado em 2018, pela Comissão Europeia. É editora associada do International Journal of Disaster Risk Reduction.
Professor Associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Fernando Ferreira Santos é o atual Diretor do Mestrado em Psicologia e Coordenador Executivo do Laboratório de Neuropsicofisiologia da FPCEUP. O seu trabalho foca-se nas áreas da Neurociência Social e Afectiva, com ênfase nos domínios da perceção da emoção ao longo do desenvolvimento e da influência da emoção na cognição social. É editor e/ou membro do Conselho de várias revistas científicas nas suas áreas de especialidade.
Miguel Carvalhais é Professor Catedrático e o atual Diretor do Departamento de Design da FBAUP. Investigador no i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, é autor de vários artigos e livros ligados aos temas da arte, design e estética computacionais. Em paralelo, desenvolve trabalho como designer, músico e artista plástico. Dirige a editora Crónica – especializada em música experimental e arte sonora – e a conferência xCoAx (sobre computação, comunicação, estética e x).
Paula Soares é Professora Associada na FMUP e coordenadora do grupo de investigação em «Sinalização e Metabolismo do Cancro» do I3S. Considerada uma referência no estudo da oncobiologia dos tumores da tireoide, esteve envolvida nos primeiros trabalhos que descreveram as mutações do BRAF e do promotor da TERT em carcinomas da tireoide. É autora de mais de 300 artigos e liderou vários projetos nacionais e internacionais financiados. É membro de diversos comités científicos, conselhos de avaliação e conselhos editoriais e de revisão de revistas.
Sobre o Prémio de Excelência na Investigação Científica
Promovido pela Vice-Reitoria para a Investigação e Inovação da U.Porto, o Prémio de Excelência na Investigação Científica foi instituído em 2018 para afirmar aquele que é um dos grandes pilares estratégicos da missão da Universidade, principal produtora de investigação científica em Portugal.
Nas edições anteriores, foram distinguidos os docentes e investigadores Adelino Leite Moreira (FMUP/UnIC), Helder Maiato (FMUP/i3S), Pedro Camanho (FEUP/INEGI), Vítor Vasconcelos (FCUP/CIIMAR), Nuno Cardoso Santos (FCUP/IA) e Maria João Ramos (FCUP/REQUIMTE) e Victor Freitas (FCUP/LAQV/REQUIMTE).
Mais informação aqui.