Filipa Martins é a Segunda Melhor Ginasta da Europa

Press Release: A estudante da FADEUP e melhor ginasta portuguesa de todos os tempos ficou em segundo lugar na votação promovida pela European Gymnastics.

Filipa Martins, estudante do Mestrado em Treino Desportivo – Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), foi eleita a segunda melhor ginasta europeia em 2024 * pela União Europeia de Ginástica (European Gymnastics).

Poucos meses após ter sido a primeira portuguesa a disputar a final do concurso completo (‘all around’) em Jogos Olímpicos, em Paris 2024, a agora ex-atleta de 28 anos – terminou a carreira em setembro passado – vê assim reconhecido o seu percurso de excelência pelo organismo que tutela o desporto na Europa.

“Filipa Martins, de longe a ginasta artística feminina portuguesa mais bem-sucedida, ganhou em Rimini o prémio SmartScoringShooting Star 2024, pela sua dedicação ao desporto e pela sua influência nas jovens ginastas do seu país. Este verão [2024], Filipa Martins representou Portugal pela terceira vez nos Jogos Olímpicos de Paris, tendo obtido o seu melhor resultado ao qualificar-se para a final de todos os escalões, onde terminou em 20.º lugar”, destaca a European Gymnastics.

A escolha das cinco finalistas para melhor ginasta europeia de 2024 resultou de uma seleção que envolveu os comités técnicos, autoridades e elementos da European Gymnastics, bem como as 50 federações-membro daquele organismo. A vencedora resultou de uma votação aberta ao público, realizada através do website da European Gymnastics.

Para além da estudante da U.Porto, estavam também nomeadas para esta quinta edição do prémio “Ginasta do Ano” a búlgara Valentina Georgieva, vencedora do galardão, a italiana Alice D’Amato, a britânica Bryony Page e a alemã Darja Varfolomeev.

* Notícia atualizada às 14h00 do dia 26/02/2025

A melhor entre os melhores

Licenciada em Ciências do Desporto pela FADEUP e a frequentar atualmente o 2.º ano do Mestrado em Treino Desportivo – Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens na mesma faculdade, Filipa Martins desenhou um percurso desportivo brilhante, no qual cabem alguns dos mais brilhantes resultados da ginástica nacional.

Entre eles inclui-se a conquista de várias medalhas na Taça do Mundo de ginástica artística, uma medalha de bronze nas Universíadas 2015 (Coreia do Sul), três participações olímpicas e várias participações de relevo em campeonatos europeus.

Em 2015, a atleta natural da Maia terminou o ano na liderança do ranking mundial de paralelas assimétricas da Federação Internacional de Ginástica (FIG) . Um feito que lhe valeu a atribuição do prémio de Atleta do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

Em 2016, Filipa Martins alcançou a, até então, melhor participação olímpica de sempre de uma ginasta portuguesa ao concluir o concurso ‘all-around dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no 37.º lugar.

Em 2021, e poucos meses antes da sua segunda participação olímpica (foi 43.ª classificada no concurso “all around” dos Jogos Olímpicos de Tóquio), Filipa Martins apresentou um novo elemento técnico na prova de paralelas assimétricas nos Europeus de ginástica artística, elemento esse que viria a ser incluído no código de pontuação internacional e batizado com o seu nome.

Nesse mesmo ano, registou o melhor resultado de sempre para a ginástica artística feminina portuguesa ao conquistar o sétimo lugar – e o respetivo diploma –  do concurso All-Around dos Mundiais de ginástica artística, disputados na cidade de Kitakyushu, no Japão.

Em 2022, a estudante da FADEUP conquistou a medalha de bronze na competição de barras paralelas assimétricas dos Jogos do Mediterrâneo 2022, feito que viria a repetir em 2023, na final de trave da Taça do Mundo de ginástica artística, realizada em Cottbus, Alemanha.

Já em 2024, alcançou a melhor prestação de sempre de uma ginasta portuguesa em campeonatos europeus. Na mesma competição, realizada em Rimini (Itália), foi agraciada com o “SmartScoring Shooting Star Award”, um prémio reservado a atletas cujas histórias são fontes de inspiração, tanto dentro como fora dos ginásios.

Mas o melhor estava mesmo reservado para Paris. Com o histórico 20.º lugar na final ‘All Around’ do concurso de Ginástica Artística dos Jogos Olímpicos 2024, encerrava-se, com chave de ouro, a carreira da melhor ginasta portuguesa de todos os tempos.

O trajeto de sucesso de Filipa Martins escreve-se também com as cores da U.Porto. Em 2018, representou pela primeira vez as cores da Universidade em provas universitárias. E não fez por menos. Com duas medalhas de ouro nas provas de Paralelas Assimétricas e Trave, foi uma das figuras da equipa da Universidade que se sagrou campeã nacional universitária nesse ano.

em 2023, liderou a U.Porto à conquista de mais uma título nacional universitário, ao arrecadar cinco medalhas – quatro de ouro e uma de prata – nos campeonatos realizados em Anadia.

Mais informações aqui.