O Instagram anunciou o lançamento de um novo Programa de Parceria com Escolas, uma iniciativa que visa ajudar professores e educadores a lidar com o bullying e outros problemas de segurança online entre adolescentes. O programa arranca com um projeto-piloto aberto a todas as escolas secundárias e preparatórias nos EUA e foi desenvolvido com o apoio da International Society for Technology in Education e da Association for Supervision and Curriculum Development (ISTE+ASCD).
A medida surge na sequência da introdução das Contas para Adolescentes no Instagram, uma experiência projetada para proporcionar mais segurança e controlo parental, com proteções automáticas contra conteúdos impróprios, assédio e contactos indesejados. Agora, com o Programa de Parceria com Escolas, o Instagram pretende criar uma ligação direta com os educadores, permitindo-lhes reportar casos de bullying e outras preocupações relacionadas com a segurança dos alunos.
“A nossa investigação revelou que apenas 13% dos jovens que sofrem cyberbullying o reportam à escola. Um dos motivos mais mencionados é a sensação de que os educadores não podem fazer nada sobre isso. O novo programa do Instagram muda esse cenário, permitindo uma resposta rápida e eficaz aos problemas que preocupam alunos e professores.” – Sameer Hinduja, PhD, Co-diretor do Cyberbullying Research Center.
Mais apoio para professores e escolas
Os professores desempenham um papel crucial na educação digital dos adolescentes, ajudando-os a navegar no mundo online de forma segura.
Para apoiar os educadores, o programa oferece:
- Prioridade nas denúncias – As denúncias feitas por escolas parceiras terão prioridade na análise e receberão atualizações sobre o estado do caso.
- Recursos educativos – O Instagram fornecerá materiais para ajudar educadores, pais e alunos a usar a plataforma de forma segura.
- Selo de parceria – As escolas parceiras terão um banner no seu perfil, permitindo que pais e alunos saibam que fazem parte do programa.
“Na primeira semana de parceria com o Instagram, conseguimos remover publicações e perfis envolvidos em bullying. A rapidez na resposta e a prioridade dada às contas verificadas das escolas ajudam a reduzir a ansiedade dos alunos e a aumentar a sua segurança.” – D.J. Ashford, Professor de Artes e Media, Muwekma Ohlone Middle School.
Nos últimos meses, o programa foi testado em 60 escolas e os resultados iniciais foram promissores. Agora, a inscrição está aberta a mais escolas.
“Os líderes educacionais têm pedido mais controlo sobre as redes sociais para garantir um ambiente digital saudável. Com este programa, os relatórios das escolas serão levados a sério e tratados com rapidez.” – Richard Culatta, CEO da ISTE+ASCD.
Como aderir ao programa
As escolas secundárias e preparatórias dos EUA interessadas em aderir ao programa podem inscrever-se através das definições do Instagram, na secção "Tipo de conta e ferramentas" ou "Ferramentas e controlos empresariais". Mais informações estão disponíveis em about.instagram.com/community/educators.
O Instagram espera que esta parceria fortaleça a segurança dos adolescentes online e torne as escolas mais capacitadas para enfrentar o cyberbullying.
Para mais detalhes clica aqui.