A Japan Airlines (JAL) está a desenvolver uma nova aplicação de inteligência artificial (IA) para facilitar a criação de relatórios de incidentes a bordo, utilizando a tecnologia Phi-4 da Microsoft. A aplicação, chamada JAL-AI Report, visa reduzir o tempo que as assistentes de bordo dedicam a tarefas administrativas e aumentar a eficiência nas operações.
Em situações inesperadas, como passageiros que adoecem ou voos com atrasos prolongados, as assistentes de bordo são responsáveis por preencher relatórios detalhados, para que a equipa de terra possa tomar as providências necessárias. Esses relatórios, que podem demorar até uma hora a ser preenchidos, precisam de ser preparados para garantir, por exemplo, que uma cadeira de rodas esteja disponível à chegada ou que a viagem de continuação do passageiro seja reprogramada.
Com o JAL-AI Report, as assistentes de bordo agora podem simplesmente introduzir algumas palavras-chave e frases e marcar opções de checkboxes para gerar o relatório automaticamente. A aplicação pode ser utilizada mesmo quando a conectividade do voo não é estável, o que permite a elaboração de relatórios em qualquer momento durante o voo.
A aplicação também oferece uma funcionalidade de tradução, permitindo que os relatórios sejam traduzidos de japonês para inglês com apenas um toque, algo essencial para voos internacionais. Segundo Keisuke Suzuki, vice-presidente sénior do Departamento de Tecnologia Digital da JAL, a nova ferramenta torna o trabalho das assistentes de bordo mais produtivo, permitindo-lhes dedicar mais tempo ao atendimento dos passageiros, em vez de tarefas administrativas.
O JAL-AI Report foi desenvolvido utilizando o modelo de linguagem Phi-4 da Microsoft, uma versão otimizada e leve de modelos de IA, que requer menos capacidade computacional do que as tradicionais ferramentas de IA generativa. Isso permite que a aplicação funcione offline no dispositivo das assistentes de bordo, mesmo em áreas com Wi-Fi instável.
De acordo com testes realizados, a nova aplicação pode reduzir o tempo de criação de relatórios em até dois terços, de uma hora para 20 minutos em casos mais complexos ou de 30 minutos para 10 minutos em situações mais simples.
Além disso, a aplicação também permite melhorar a qualidade dos relatórios, garantindo que as informações essenciais sejam registadas de forma mais precisa e sem excessos de detalhes. A JAL pretende expandir ainda mais o uso de IA na sua operação, com planos para incluir funcionalidades como o reconhecimento de voz para criar relatórios a partir de relatos verbais de passageiros ou assistentes de bordo no futuro.
Este desenvolvimento faz parte da estratégia da JAL de integrar IA em várias áreas da empresa. Desde 2023, todos os 36.500 colaboradores da companhia têm acesso a ferramentas de IA para melhorar a produtividade nas suas funções administrativas.
A JAL-AI Report representa uma grande inovação para a companhia aérea, melhorando a eficiência e a qualidade do serviço, ao mesmo tempo que liberta as assistentes de bordo de tarefas repetitivas e que consomem muito tempo.
Para mais informações clica aqui.