Mercedes-Benz eActros 600 em Tour Europeia no Inverno: Camiões Eléctricos Também São Eficientes no Frio

A Mercedes-Benz Trucks enviou novamente dois protótipos quase de produção do eActros 600 para uma tour de testes pelo norte da Europa, desta vez enfrentando condições invernais extremas. O objetivo da "European Testing Tour Winter 2025" foi avaliar a praticidade do eActros 600 – que foi recentemente nomeado "Camião Internacional do Ano 2025" e está em produção em série – nas severas condições de inverno, percorrendo várias rotas e topografias do norte da Europa, além de analisar o impacto das baixas temperaturas e as condições das estradas no consumo de energia do veículo eléctrico.

Ao longo dos cerca de 6.500 quilómetros percorridos, mais da metade da tour seguiu as mesmas rotas da tour de testes realizada no verão de 2024. Durante a viagem, os camiões estavam carregados com uma massa bruta de 40 toneladas.

Christof Weber, responsável pelos testes globais da Mercedes-Benz Trucks, comentou: "O nosso interesse não está apenas em como o consumo de energia do eActros 600 se comporta em diferentes operações de inverno, mas também em como ele é recebido pelos nossos clientes e motoristas. Estamos muito satisfeitos com os resultados da tour, que mostram que o eActros 600 pode ser eficiente e confortável nas estradas europeias durante o inverno."

A tour de 16 dias começou a partir de Wörth am Rhein, na Alemanha, em meados de janeiro. O trajeto passou por vários países, incluindo Alemanha, Dinamarca, Suécia, Finlândia, até ao Círculo Polar Ártico, e depois retornou a Stuttgart e Wörth via Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa e Áustria. Durante a viagem, os camiões enfrentaram temperaturas extremas entre -18°C e 9°C. A velocidade média diária variou entre os 64 km/h e os 77 km/h.

Impacto da Aerodinâmica e Resistência ao Rolamento no Consumo de Energia no Inverno

A aerodinâmica e a resistência ao rolamento são fatores cruciais que influenciam o consumo de energia dos camiões eléctricos de longo curso no inverno. Jochen Gottstein, responsável pelos testes de consumo de energia e alcance na Daimler Truck, explicou que a maior densidade do ar no inverno aumenta a resistência ao ar, levando a um maior consumo. Além disso, os pneus de inverno possuem maior resistência ao rolamento, o que também contribui para o aumento no consumo, especialmente quando as condições das estradas são mais rigorosas.

Em uma análise detalhada de um trecho da rota, realizado com temperaturas médias de -2°C, os resultados mostraram um aumento de consumo de cerca de 25% em comparação com o mesmo percurso utilizando pneus de classe A, em vez de pneus de classe B. A maior parte desse aumento foi atribuída à maior resistência ao rolamento e à maior resistência ao ar. Em condições ainda mais exigentes, como estradas cobertas de neve e gelo, o aumento no consumo chegou a quase 50%.

Conforto na Cabine e Efeito no Alcance

Embora o aumento do consumo devido ao aquecimento da cabine seja pequeno, a Mercedes-Benz destaca que os motoristas não precisam sacrificar o conforto, mesmo em condições de frio intenso. Durante a tour, os engenheiros mantiveram a temperatura da cabine em torno de 21°C durante o dia e 19°C à noite, resultando em uma redução no alcance de apenas 2 a 5%.

Infraestrutura de Carregamento Público Ainda é Limitada

Embora os camiões tenham sido carregados exclusivamente em estações públicas de carregamento durante toda a tour, Gottstein observou que, apesar de alguns parques de carregamento modernos encontrados na Escandinávia, a infraestrutura de carregamento dedicada aos camiões ainda precisa de expansão significativa.

Aplicação "Mercedes-Benz Trucks Remote 3.0" Facilita o Processo de Carregamento

A nova aplicação “Mercedes-Benz Trucks Remote 3.0” mostrou-se uma grande ajuda para os motoristas durante a tour. A aplicação permite monitorizar informações importantes, como o estado da bateria, e receber notificações em tempo real sobre o processo de carregamento, proporcionando mais comodidade e controlo durante a viagem.

Sobre o eActros 600

O eActros 600 está equipado com três pacotes de baterias, com uma capacidade total de 621 kWh. Desenvolvido para oferecer uma durabilidade de até 1,2 milhão de quilómetros em dez anos de operação, este camião eléctrico pode carregar até 44 toneladas e, com um semirreboque padrão, carrega cerca de 22 toneladas na União Europeia.

A produção em série do eActros 600 iniciou-se em novembro de 2024 na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, e os primeiros modelos começaram a ser entregues aos clientes em dezembro. Além disso, o eActros 600 foi nomeado "Camião Internacional do Ano 2025", um importante reconhecimento no sector.

Este é mais um passo da Mercedes-Benz Trucks na sua jornada para oferecer soluções sustentáveis e eficientes no transporte de mercadorias, demonstrando que os camiões eléctricos, como o eActros 600, também são uma opção viável, mesmo nas condições mais desafiadoras do inverno europeu.

Para mais informações clica aqui.