Press Release: Mercedes-Benz reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade e coloca as suas ambições na estrada com o novo CLA.
Na sua Atualização de Sustentabilidade 2025, a Mercedes-Benz relata o progresso substancial feito nas seis áreas de foco da sustentabilidade, integrando ainda mais os aspetos de sustentabilidade nas suas práticas diárias de negócios. Contra um pano de fundo de diferenças regionais no ritmo de transformação, o inventor do automóvel reitera o seu compromisso com a mobilidade elétrica futura. O envolvimento contínuo com partes interessadas e especialistas indica claramente que os riscos relacionados com vários aspetos de sustentabilidade permanecem inalterados. A empresa, portanto, continua a seguir uma abordagem holística para alcançar os seus objetivos. Isto também é demonstrado por melhorias sustentadas em várias classificações relevantes relacionadas com a sustentabilidade. Além disso, a recente estreia mundial do novo CLA elétrico marca o início de uma nova era, colocando a ambição da empresa de eletrificar o seu portfólio de produtos na estrada nas mãos dos clientes.
Progresso na descarbonização, uso de recursos e circularidade: Foco na produção sustentável
A Mercedes-Benz continua a investir no uso e geração de energia renovável como forma de continuar a descarbonizar a produção. Atualmente, 50 por cento das necessidades energéticas nas fábricas da Mercedes-Benz são satisfeitas por fontes renováveis. Além de outras medidas, as emissões de carbono diminuíram 75 por cento em 2024[3]. O objetivo para 2030 é de 80 por cento. A fábrica de Rastatt na Alemanha, onde o novo CLA é produzido, é abastecida por 100 por cento de eletricidade verde – de sistemas solares no local e fornecimento externo de eletricidade verde. A fábrica também é extremamente eficiente em termos energéticos. O consumo de energia para a produção do CLA foi reduzido em 15 por cento em comparação com o modelo anterior. A descarbonização da logística da Mercedes-Benz mantém-se no caminho certo com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 em 60 por cento até 2039 em comparação com 2021 e evitar combustíveis fósseis na logística de entrada e saída. A empresa reduziu as emissões para 1,0 tonelada/veículo em 2024. No geral, a empresa visa alcançar uma redução de até 50 por cento nas emissões de CO2 em toda a cadeia de valor na próxima década. 2024 também viu uma redução substancial de 38 por cento no desperdício total para eliminação em comparação com 2023, em parte devido a taxas de reciclagem aprimoradas. De facto, nas fábricas da Mercedes-Benz na Europa, a empresa reduziu o desperdício para eliminação para 250 g por veículo.
Cadeias de fornecimento: À frente do objetivo nas avaliações de matérias-primas – fortalecendo a nossa resiliência sistematicamente
Respeitar os direitos humanos está incorporado na estratégia de negócios sustentável da Mercedes-Benz. A empresa está comprometida em analisar completamente os altos riscos de direitos humanos e ambientais na cadeia de fornecimento de 24 matérias-primas críticas e derivar medidas apropriadas para cada uma até 2028. O progresso significativo adicional em 2024 significa que esta tarefa está agora 65 por cento concluída – uma superação do objetivo de avaliação estabelecido.
Um empregador confiável e atrativo
Em 2025, a Estratégia de Recursos Humanos “O Plano de Pessoas Sustentável” centra-se no pilar estratégico “Re-Shape”. Este pilar foca-se na reestruturação da organização com base em novos produtos, tecnologias e áreas de competência, garantindo ao mesmo tempo uma transformação socialmente responsável. Em março, a empresa e o Conselho Geral de Trabalhadores concordaram conjuntamente num conjunto extenso de medidas relacionadas com custos de pessoal e flexibilidade na Alemanha para fortalecer a competitividade. Com base nisso, a garantia de emprego é estendida até ao final de 2034[4]. Parte das medidas é um programa de indemnização para funcionários em áreas indiretas na Alemanha. O programa será conduzido de forma justa e alinhado com princípios socialmente responsáveis, garantindo que não haja redundâncias por razões operacionais. Ao mesmo tempo, a Mercedes-Benz continua a investir na prontidão para o futuro e na qualificação dos funcionários através de iniciativas como Turn2Learn, que promovem as qualificações dos funcionários e permitem que se desenvolvam de forma orientada para o futuro. Além disso, a empresa continua a investir num ambiente de trabalho moderno e motivador onde os funcionários podem prosperar de forma otimizada. A Mercedes-Benz mantém-se comprometida em criar um ambiente de trabalho seguro, acolhedor e inclusivo para todos os funcionários.
Estratégia de negócios sustentável: Seis áreas de foco
Para a Mercedes-Benz, a sustentabilidade é uma alta prioridade. O Grupo atua com base na estratégia de negócios sustentável. Ao fazê-lo, a Mercedes-Benz leva em consideração, entre outras coisas, os requisitos regulamentares relevantes, as expectativas das partes interessadas externas e internas e as tendências globais – ao longo de toda a cadeia de valor das nossas atividades empresariais. Para impulsionar a transformação sustentável da empresa, concentra-se em seis áreas estratégicas de foco: Descarbonização, Uso de Recursos & Circularidade, Direitos Humanos, Segurança no Trânsito, Confiança Digital e Pessoas. Com estas seis áreas de foco, a Mercedes-Benz concretiza a sua estratégia de negócios sustentável nestas áreas e integra ainda mais os aspetos de sustentabilidade nas práticas diárias de negócios: desde a redução das emissões de CO2 e aumento da proporção de materiais reciclados nos veículos até uma maior segurança rodoviária, respeito pelos direitos humanos, confiança na digitalização até à transformação socialmente responsável da empresa.
[1] por automóvel de passageiros em comparação com 2020
[2] Relativamente a 2018
[3] Comparando com 2018
[4] O pacote de medidas e o acordo de segurança de emprego aplicam-se à Mercedes-Benz Group AG, Mercedes-Benz AG (excluindo o retalho próprio) e Mercedes-Benz Intellectual Property GmbH & Co. KG na Alemanha.
Mais informações aqui.