TotalEnergies Confirma Continuação da Conversão de Grandpuits numa Plataforma Zero-Petróleo

A conversão da refinaria de Grandpuits está a entrar numa fase crucial, com mais de 1.200 trabalhadores envolvidos no projeto. Este inclui a implementação de uma unidade avançada de reciclagem de plásticos — a primeira em França a utilizar esta tecnologia — e a construção de uma biorrefinaria para a produção de Combustíveis Sustentáveis para a Aviação (SAF). Quando concluído, este será o primeiro complexo da TotalEnergies totalmente livre de petróleo bruto.

A operação de construção, que reutiliza o máximo possível do equipamento existente no local, exige a mobilização e experiência dos funcionários que conhecem a refinaria de Grandpuits. Alguns projetos previstos para a segunda fase, como a produção de biogás e a reciclagem mecânica, foram suspensos, e os colaboradores inicialmente destinados a essas áreas foram realocados, com o seu consentimento, para assegurar o sucesso das duas iniciativas prioritárias.

Desde o início do projeto em 2020, a TotalEnergies comprometeu-se a manter 250 postos de trabalho em Grandpuits após a conversão, compromisso que reafirma agora. Nos próximos meses, a refinaria será capaz de produzir 10.000 toneladas anuais de óleo de pirólise a partir de plásticos reciclados, e, a partir do início de 2026, poderá produzir até 230.000 toneladas anuais de Combustível Sustentável para a Aviação.

Sobre a TotalEnergies

A TotalEnergies é uma empresa global integrada de energia que produz e comercializa petróleo e biocombustíveis, gás natural e gases renováveis, eletricidade e energias renováveis. Com mais de 100.000 colaboradores e presença em cerca de 120 países, a empresa tem a sustentabilidade no centro da sua estratégia, projetos e operações, garantindo uma energia mais fiável, acessível e sustentável para o maior número de pessoas possível.

Para mais informações clica aqui.