Press Release: A eletrificação do processo de pintura promove a baixa carbonização dos locais de produção, ao mesmo tempo que contribui para melhorar o valor e o apelo do produto.
A Yamaha estabeleceu a nova linha de pintura de produção em massa neutra em carbono CN1 na sua fábrica principal em Iwata e começou a pintar depósitos de combustível de motociclos em fevereiro de 2025.
A nova linha de pintura utiliza eletricidade para todos os processos que anteriormente utilizavam combustíveis fósseis, incluindo pré-tratamento, pintura, cozedura e secagem. A CN1 é também a primeira linha de pintura de produtos totalmente elétricos da indústria de motociclos em funcionamento (de acordo com a investigação da Yamaha Motor).
Enquanto as linhas de pintura convencionais utilizam combustíveis
fósseis para cada processo, como o aquecimento de tinta e outros
líquidos, o aquecimento e a humidificação da cabine de pintura e a
cozedura e secagem, a nova linha de pintura CN1 consegue um
funcionamento totalmente elétrico através da combinação e eliminação de
uma variedade de requisitos técnicos, tais como tintas utilizáveis a
temperaturas mais baixas desenvolvidas em conjunto com um fabricante de
tintas, um projeto de instalação compacto e novas tecnologias de
reciclagem de isolamento e fornecimento de ar.
Além disso, as inovações no processo de pintura contribuirão também para a criação de novos valores e apelos para os produtos, como a possibilidade de cores e expressões que são inatingíveis com linhas convencionais. A nova linha também contribui para um processo de preparação mais simples que reduz os prazos de fabrico, melhora a capacidade de produção de alto mix e baixo volume, permite a rastreabilidade de peças individuais, proporciona um ambiente de trabalho mais confortável que facilita o trabalho na linha e muito mais.
A Yamaha, em linha com o seu Plano Ambiental do Yamaha Motor Group
2050, está a trabalhar para ser neutra em carbono* em todas as suas
cadeias de abastecimento, incluindo as atividades comerciais da empresa
até 2050. Além disso, com as emissões de Escopo 1 e Escopo 2, os nossos
planos são atingir a neutralidade de carbono nas nossas unidades de
fabrico, incluindo as empresas do grupo, até 2035, e a introdução desta
nova linha de tinta faz parte deste objetivo.
*Emissões em resultado direto de atividades comerciais (Scope 1 e 2) e emissões fora destas (Scope 3).
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