A FUSO eCanter da Daimler Truck Electrifica a Frota da Empresa Suíça TIT Imhof

A FUSO eCanter, uma das mais recentes inovações da Daimler Truck, chegou à frota da TIT Imhof AG, uma empresa suíça de transportes e gestão de resíduos, localizada no cantão de Thurgau. Este camião de 8,55 toneladas, totalmente elétrico, é o primeiro veículo de série completamente eletrificado da companhia de Kreuzlingen, que já há vários anos se dedica à mobilidade elétrica.

Dominic Imhof, proprietário de 37 anos da TIT Imhof, gere a empresa juntamente com a sua irmã, e é um entusiasta da mobilidade elétrica. A empresa conta com cerca de 150 funcionários e uma frota de quase 70 veículos. O portefólio da TIT Imhof abrange logística de obras, transporte especial, serviços de grua, escavação, demolição e gestão de resíduos, além de reciclagem para clientes comerciais, industriais e privados. Um dos serviços principais da empresa, o serviço de contentores, é onde a FUSO eCanter se destaca. O camião de 9C18e, equipado com um carregador de contentores tipo AK4V da Meier-Ratio, transporta contentores vazios até os clientes e descarrega os resíduos nos centros de tratamento da própria empresa em Kreuzlingen. Com uma distância entre eixos de apenas 3.400 mm, a eCanter é particularmente compacta e manobrável, ideal para o uso em zonas urbanas e em comunidades circundantes. Com a bateria M, o camião tem uma autonomia de até 140 quilómetros com uma única carga. "A eCanter responde perfeitamente às nossas necessidades e, acima de tudo, a carga útil de 3,3 toneladas é ideal para o transporte de contentores", confirma Dominic Imhof.

FUSO eCanter: Um desempenho diário impressionante

Jozef Peciar, motorista da TIT Imhof há seis anos, também valida as vantagens da eCanter no uso diário. Seja para colocar o contentor com a máxima precisão em estreitas entradas ou para manobrar pelas ruas sinuosas e apertadas da costa sul do Lago de Constança, a eCanter cumpre as suas tarefas com excelência. O corpo do veículo consegue levantar contentores que variam de um a dez metros cúbicos e até 4,5 toneladas. "Uma das minhas funções preferidas é a tomada de força elétrica (ePTO) da eCanter", afirma Jozef Peciar. "Aperto o botão e a transmissão começa imediatamente. Isso nem sempre acontece com os camiões movidos a diesel. Muitas vezes, leva algum tempo até a bomba começar a funcionar. Além disso, na FUSO eCanter, o botão está localizado à esquerda, abaixo do volante, e consigo alcançá-lo facilmente, mesmo quando estou ao lado da cabine."

O veículo é carregado durante a noite numa estação de carregamento DC no pátio da empresa. Caso seja necessário, Jozef Peciar pode recarregar durante a pausa de almoço, beneficiando do excelente desempenho de carregamento da eCanter. Como o motorista recebe as chamadas digitais do dispatcher através de um tablet, ele não consegue planejar rotas fixas. Às vezes, tem de percorrer apenas 5 quilómetros, outras vezes, o próximo trabalho pode estar a 20 quilómetros de distância. No entanto, a carga é sempre suficiente para o cumprir até ao final da manhã.

Outro benefício da mobilidade elétrica que impressiona Dominic Imhof é o silêncio das viaturas elétricas na sua frota. "Para ser sincero, nem sequer tínhamos considerado o quão silencioso seria o ambiente de trabalho com a mobilidade elétrica. É um efeito adicional que agora todos realmente apreciam", afirma o proprietário.

Do biodiesel aos camiões elétricos com infraestrutura própria de carregamento

A TIT Imhof começou a usar biodiesel e máquinas de construção com motores híbridos desde cedo. Em 2019, Imhof integrou o primeiro camião elétrico de 26 toneladas na sua frota, e outros veículos elétricos seguiram-se, todos fabricados à medida nos Países Baixos e na Suíça. Quando soube sobre o FUSO eCanter como modelo de série, Dominic Imhof ficou imediatamente interessado. No final de 2024, substituiu o camião diesel da frota por um modelo totalmente elétrico Next Generation eCanter. No entanto, a TIT Imhof não parou pelos veículos: além disso, são utilizados apenas equipamentos de manuseio elétricos no centro de tratamento de resíduos em Kreuzlingen. Todos os carros da empresa também são elétricos. O sistema é alimentado pela energia gerada por um sistema fotovoltaico de 2.400 metros quadrados instalado nos telhados dos próprios edifícios.

"A mudança só faz sentido se utilizarmos a nossa própria eletricidade. Por isso, procurámos uma solução de armazenamento que pudesse ser facilmente integrada na infraestrutura existente", explica Dominic Imhof. Foi assim que surgiu o "eCube", um contêiner de troca que contém uma grande unidade de armazenamento de baterias e um carregador rápido de 360 kilowatts com duas conexões. Imhof também oferece esta solução a outras empresas como uma entrada móvel para a eletrificação, com análise de necessidades, planeamento, instalação e software de controlo desenvolvido pela sua nova subsidiária, a eSpectrum AG. A empresa está também a trabalhar com associações e grupos profissionais para expandir continuamente a infraestrutura de carregamento. Já existe uma rede de empresas de transporte que se apoia mutuamente, abrindo as suas estações de carregamento para camiões elétricos de empresas concorrentes.

Na Suíça, os camiões elétricos estão isentos da Taxa de Veículos Pesados (HVC) até 2030, o que representa cerca de 1 franco suíço (aproximadamente 1,05 euros) por quilómetro para um camião de 40 toneladas. Além disso, desde este ano, foi introduzida uma tributação de CO2 sobre a importação de veículos para a Suíça, afetando não só os carros, mas também os camiões ligeiros. O Custo Total de Propriedade (TCO) do FUSO eCanter, localmente livre de emissões, é, portanto, altamente atrativo, apesar dos custos de compra mais elevados.

Este investimento na mobilidade elétrica e na infraestrutura de carregamento evidencia o compromisso da TIT Imhof com um futuro mais sustentável e a sua aposta na inovação no setor dos transportes.

Para mais informações clica aqui.