Belkin Atinge Neutralidade Carbónica nas Emissões de Âmbito 1 e 2

A Belkin, marca líder em eletrónica de consumo há 40 anos, publicou o seu Relatório de Impacto 2024, anunciando a conquista da neutralidade carbónica nas emissões de âmbito 1 e 2, reafirmando o seu compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade corporativa.

O relatório destaca avanços significativos na redução de carbono e no design sustentável de produtos, com a Belkin a manter-se firme na sua missão de encontrar formas mais responsáveis de criar soluções tecnológicas que melhoram a vida das pessoas, sem comprometer o futuro do planeta.

"A Belkin ultrapassou recentemente um marco histórico: mais de mil milhões de produtos vendidos em todo o mundo. Este feito traz consigo uma responsabilidade ainda maior – para com os nossos clientes, o planeta e as gerações futuras," afirmou Steven Malony, CEO da Belkin. "Embora celebremos o progresso alcançado, reconhecemos o trabalho que ainda temos pela frente. Estamos a avançar para a utilização generalizada de materiais reciclados pós-consumo (PCR) nos nossos produtos, embalagens 100% livres de plástico e a investir em estratégias de sustentabilidade de longo prazo, com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica total até 2030."

No último ano, a Belkin registou avanços notáveis, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

Ação Climática (Objetivo 13)

  • Atingiu a neutralidade carbónica nas emissões diretas e adquiridas (âmbitos 1 e 2);
  • Reduziu 1.890 toneladas métricas de CO₂e ao nível dos produtos (âmbito 3).

Consumo e Produção Responsáveis (Objetivo 12)

  • Redução de 89% no uso de plásticos descartáveis nas embalagens, superando a meta inicial de 25% até 2025;
  • Substituição de 210 toneladas métricas de plásticos virgens por materiais PCR em 8,8 milhões de produtos vendidos;
  • Poupança acumulada de 2.183 toneladas métricas de plástico desde 2019 – o equivalente a cerca de 114 milhões de garrafas de água;
  • Apoio à reciclagem responsável de:
  • 28.445 toneladas métricas de dispositivos elétricos e eletrónicos;
  • 11.463 toneladas métricas de embalagens;
  • 1.358 toneladas métricas de baterias.

Produtos com materiais reciclados Desde a introdução da sua transição para materiais PCR, a Belkin já adaptou mais de 359 produtos, substituindo 432 toneladas métricas de plásticos virgens. Este ano, alguns dos carregadores e cabos mais populares da marca irão apresentar estruturas compostas por 85% a 90% de materiais PCR, certificados pela Global Recycling Standard, e embalados sem qualquer utilização de plástico. Estima-se que esta mudança permita uma redução nas emissões de CO₂ equivalente de até 85% nestes produtos.

Reconhecimento internacional Como prova do seu empenho em práticas empresariais responsáveis, a Belkin foi distinguida com a Medalha de Prata da EcoVadis, uma das principais entidades mundiais na avaliação de sustentabilidade. Este reconhecimento coloca a empresa entre os 15% melhores desempenhos no setor da eletrónica de consumo a nível global.

Compromisso com o futuro A Belkin mantém-se focada no objetivo de alcançar a neutralidade carbónica em todos os âmbitos até 2030, apostando no design circular e na constante inovação para minimizar o impacto ambiental, sem comprometer a qualidade ou o desempenho dos seus produtos.

Para saber mais sobre as iniciativas de sustentabilidade da Belkin, visita: www.belkin.com/company/sustainability.

Sobre a Belkin

Fundada em 1983, numa garagem do sul da Califórnia, a Belkin é hoje uma empresa global de tecnologia, líder no desenvolvimento de acessórios premiados de energia, proteção, produtividade, conectividade e áudio. Com uma forte aposta na investigação, na inovação e na sustentabilidade, a Belkin vende os seus produtos em mais de 100 países, inspirando-se na ligação entre as pessoas, a tecnologia e o planeta.

Para mais informações clica aqui.