Nova obra-prima da Mulliner combina exclusividade, potência e personalização ilimitada.
O Bentley Batur Convertible, o terceiro modelo exclusivo de carroçaria artesanal da era moderna da marca britânica, fez a sua estreia mundial num evento privado realizado no luxuoso Bab Al Shams, no Dubai, Emirados Árabes Unidos.
Limitado a apenas 16 exemplares numerados, o Batur Convertible é uma verdadeira peça de coleção. Cada unidade será equipada com a mais potente evolução do icónico motor W12 da Bentley: um bloco de 6.0 litros, biturbo, artesanalmente montado à mão, capaz de desenvolver 750 cavalos de potência. Com o encerramento da produção deste motor previsto para este verão, o Batur Convertible torna-se assim num dos últimos Bentley a acolher esta lendária motorização.
Design e Personalização
O Batur Convertible Engineering Car, atualmente exposto no Dubai, ilustra de forma magistral o potencial do estúdio de personalização Mulliner. O exemplar combina uma pintura exterior em Midnight Emerald com acabamentos em fibra de carbono de alto brilho. A grelha dianteira destaca-se pelo acabamento em Satin Dark Titanium, sendo complementada por uma transição visual impressionante do Gloss Mandarin para o Gloss Beluga na matriz da grelha.
No centro desta expressão visual encontra-se a característica faixa "Batur Racing Stripe", em Gloss Porpoise, ladeada por riscas exteriores em Gloss Mandarin, harmoniosamente correspondentes ao tom dos interiores em pele.
O habitáculo prolonga o tema do exterior, combinando peles Cumbrian Green e Porpoise, acentuadas por pespontos e debruns em Mandarin. A exclusividade estende-se aos pormenores, como os tradicionais "Organ Stops" e ventiladores "Bullseye" em titânio maquinado. O acabamento em madeira apresenta o refinado efeito "guitar fade", onde a cor e a textura transitam elegantemente do gloss Beluga para a fibra de carbono de alto brilho, regressando ao gloss Beluga, enriquecido com uma assinatura áudio única, gravada a laser, celebrando o W12.
Grand Touring a céu aberto
Inspirado na rica tradição de roadsters da Bentley, que remonta a 1919, o Batur Convertible conjuga elementos de design dos modelos Bacalar e Batur num formato de dois lugares com um habitáculo envolvente, a reforçar o caráter exclusivo e o prazer de condução a céu aberto.
Personalização sem limites
Cada Batur Convertible será co-criado em estreita colaboração com o cliente através do Mulliner Bespoke Studio, utilizando uma plataforma de personalização exclusiva. Com uma abordagem “fora do menu”, cada detalhe pode ser ajustado — desde pinturas totalmente personalizadas a acabamentos manuais exclusivos.
O leque de opções inclui acabamentos exteriores em titânio, efeitos degradé na grelha dianteira e, no interior, a possibilidade de integrar elementos impressos em 3D em ouro rosa, como o seletor de modos de condução Bentley, os controlos de ventilação "Organ Stop" e detalhes no volante. Estes elementos em ouro rosa são produzidos em parceria com mestres joalheiros do histórico Jewellery Quarter, em Birmingham, realçando a fusão entre a inovação e o artesanato tradicional.
Poder e Exclusividade
Cada Batur Convertible será meticulosamente construído ao longo de vários meses nas instalações da Mulliner, na fábrica neutra em carbono da Bentley, em Crewe, Inglaterra.
Equipado com o mais potente motor W12 alguma vez produzido pela marca, o Batur Convertible usufrui de um sistema de admissão revisto, turbocompressores melhorados e novos intercoolers, atingindo 750 cavalos e 1.000 Nm de binário. Uma verdadeira celebração do legado deste motor, que ao longo de duas décadas viu a sua potência aumentar quase 40% e a eficiência energética melhorar em 25%.
Para mais informações clica aqui.