A Blue Origin foi hoje adjudicada com um contrato para servir como fornecedora de lançamentos pesados na Fase 3 – Faixa 2 do programa National Security Space Launch (NSSL), para apoiar as missões mais críticas da nação. A empresa manifesta orgulho por apoiar o Departamento de Defesa e o Gabinete Nacional de Reconhecimento neste esforço. Este contrato representa um passo importante para expandir a escolha de fornecedores de lançamento e garantir uma concorrência contínua que assegure o acesso ao espaço.
“É uma honra e uma enorme responsabilidade colaborar com o Governo dos EUA para lançar os ativos mais importantes da nossa nação,” disse Jarrett Jones, Vice-Presidente Sénior do programa New Glenn. “Através desta parceria, esperamos contribuir para várias prioridades críticas de segurança nacional.”
Este contrato atribui ao New Glenn missões com destino a órbitas exigentes, que requerem sistemas de lançamento de alto desempenho e garantia total de missão, sendo um veículo certificado pelo Space Systems Command (SSC). As cargas transportadas irão apoiar a vantagem estratégica dos EUA no espaço.
Este é o terceiro contrato relacionado com lançamentos de segurança nacional conquistado pela Blue Origin no último ano. Em junho de 2024, a empresa venceu um contrato para competir por missões da Faixa 1 da Fase 3 do NSSL. Em julho de 2024, ganhou também um contrato no âmbito do programa Orbital Services Program (OSP)-4, permitindo ao New Glenn concorrer por ordens de serviço destinadas a colocar capacidades em órbita num prazo de dois anos.
O lançamento NG-1, em janeiro, foi o primeiro voo de certificação NSSL. A Blue Origin prevê realizar o voo NG-2 no final da primavera.
Para mais informações clica aqui.