“FIAT Loves Kartell”: Uma União Criativa Para o Projeto Grande Panda Kartell no Salone del Mobile 2025

Press Release: O FIAT Grande Panda Kartell é o centro das atenções no Salone del Mobile em Milão, de 8 a 13 de abril, no stand da Kartell. Esta exposição marca um momento significativo, celebrando o regresso da FIAT ao seu “segmento de origem”, onde há muito é líder e continuará a reinar com o Grande Panda. É também uma plataforma para mostrar a colaboração virtuosa entre a FIAT e a Kartell, destacando a fusão bem-sucedida de dois mundos complementares.

“Estou muito contente com esta colaboração! A Kartell é o exemplo da excelência italiana em design sustentável e icónico e partilha os mesmos valores que a FIAT", comentou Olivier François, CEO da FIAT e CMO Global da Stellantis. "Trabalhar em conjunto impulsiona uma cultura de inovação contínua, capacitando ambas as marcas a ultrapassar os limites e explorar novas ideias com confiança. Esta abordagem leva à criação de conceitos únicos e inovadores que elevam a utilização de materiais e elementos de design sustentáveis. A parceria tem também o objetivo de explorar a reação e a apreciação de um novo público num contexto diferente do setor automóvel”, concluiu François.

“Olhar para o futuro é a nossa missão”, afirmou Claudio Luti, Presidente da Kartell. “É uma atitude que está no centro de quem somos. Olhar para o futuro significa abordar cada dia com a vontade de agir, de fazer melhor e de criar emoção e beleza. É este o espírito da nossa parceria com a Fiat: uma oficina criativa centrada no Grande Panda Kartell, moldada pelo diálogo permanente entre designers e engenheiros, pelos valores partilhados e pelos laços de longa data entre as nossas duas marcas. É com grande prazer que apresento este projeto no ‘stand’ da Kartell no Salone del Mobile, o cenário ideal para as melhores ideias e os designs mais vanguardistas, impulsionados pela inovação. Não há melhor lugar do que o Salone, num ‘stand’ moldado pelo pensamento do design, para revelar um projeto que está a ser desenvolvido há dois anos e que se encontra agora na sua fase final graças a uma parceria renovada com a Fiat”.

A colaboração em curso reforça a relação de longa data, que remonta aos anos 50, quando a Kartell concebeu o icónico suporte para esquis para a primeira geração do Fiat 500. A ligação evoluiu ao longo do tempo com projetos como o Fiat 500e Kartell, concebido em conjunto com o Centro Stile em 2020. Atualmente, esta oficina criativa continua o legado com o Fiat Grande Panda Kartell.

O Fiat Grande Panda Kartell é a estrela do stand, incorporando os valores e as caraterísticas estilísticas de ambas as marcas. Este novo projeto centra-se na contaminação de ideias e materiais em ambas as indústrias. A FIAT introduz a linguagem automóvel no domínio do design, enquanto a Kartell eleva o design como uma componente essencial da experiência de condução.

A colaboração levou à estreia mundial do Grande Panda Kartell num cenário único comissariado por Ferruccio Laviani, que jogou magistralmente com tons de vermelho, em colaboração com o Centro Stile FIAT, criando um espaço imersivo onde são exibidos produtos de catálogo, protótipos de design e exercícios de restyling de algumas obras-primas.

Fiat Grande Panda Kartell

O projeto destaca-se pelas suas caraterísticas de design distintas, incluindo a pintura num vermelho vibrante que transmite energia e paixão ao mesmo tempo que reivindica a identidade visual da Kartell. Para obter um efeito visual arrojado e apelativo, o veículo apresenta blocos de cores contrastantes com a tonalidade vermelha dos exteriores e o exclusivo Azul Tasmania dos interiores. A combinação dos dois cria um efeito pop sofisticado e reflete a atenção meticulosa aos detalhes.

O logótipo da Kartell simboliza a Love brand e torna-se um elemento decorativo central, uma vez que se encontra em vários pontos estratégicos, como nas jantes, na traseira e no terceiro pilar. No interior, o habitáculo apresenta uma utilização lúdica da marca: o monograma “kk” gravado a quente proporciona um efeito tridimensional e está presente em todos os estofos. Estes últimos são fabricados com tecidos de vanguarda, como a lona Pop mélange, que confere um toque de modernidade e estilo, mantendo um ambiente acolhedor e caloroso para os passageiros. Além disso, para dar um toque de diversão e surpresa, o veículo esconde um easter egg especial para os convidados mais curiosos e observadores: o icónico candeeiro Kartell encontra-se no painel de instrumentos para exaltar a transparência dos materiais e inserir um elemento de design distinto no interior.

O workshop Fiat Grande Panda Kartell é uma forma de ir além da realidade e um projeto aberto a múltiplas contaminações possíveis de materiais. De facto, um dos potenciais materiais do interior é o Policarbonato 2.0, um polímero de segunda geração derivado de fontes renováveis e conhecido pela sua transparência, durabilidade e leveza. Este material de vanguarda, que caracteriza as coleções e os produtos mais emblemáticos e sustentáveis da Kartell, poderia não só melhorar a estética do veículo, mas também refletir o compromisso das duas marcas com a inovação e a sustentabilidade.

A contaminação poderia também ser alargada em termos de sustentabilidade entre as indústrias automóvel e de design de produtos, que partilham uma cadeia de abastecimento de produção comum. Em particular, um processo específico “tex to tex” poderia ser incluído no projeto: os restos de vestuário têxtil da poltrona Foliage são reduzidos a fibras de desperdício e, em seguida, fiados novamente num fio de poliéster 100% renovado. O resultado possível é uma capa de assento com uma tela central feita de tecido de poliéster 60% reciclado. Idealmente, este processo não só reduz os resíduos, como também transforma os desperdícios em materiais de alta qualidade, contribuindo para uma economia circular e sustentável.

Para mais detalhes clica aqui.