Press Release: O Grupo Renault decidiu colocar as patentes do Fireman Access à disposição de toda a indústria automóvel. Os fabricantes de automóveis e os fornecedores de peças podem agora obter uma licença gratuita para esta inovação, através da plataforma de colaboração aberta www.renault/universalpatent.com. Em contrapartida, como parte deste princípio de colaboração, os licenciados concordam que quaisquer actualizações serão disponibilizadas a outros membros da comunidade.
"Inovar para melhorar a segurança rodoviária faz parte do que somos na Renault. Estamos particularmente orgulhosos da parceria desenvolvida com os bombeiros nos últimos anos. O Fireman Access é uma demonstração prática do que se pode conseguir, combinando a nossa experiência como fabricante, com as competências dos homens e mulheres que nos mantêm seguros todos os dias. Hoje, tenho o prazer de disponibilizar gratuitamente esta inovação, porque quando se trata de um assunto como a segurança, precisamos de quebrar todas as barreiras. Esta iniciativa enquadra-se, igualmente, no compromisso assumido com as Nações Unidas, de tornar a mobilidade mais segura em todo o mundo", declarou Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.
Fruto de uma estreita colaboração entre o Grupo Renault e os bombeiros, o Fireman Access é uma inovação exclusiva que permite aos serviços de socorro apagar um incêndio num automóvel elétrico praticamente no mesmo tempo que num automóvel de combustão. Do ponto de vista técnico, um disco adesivo é colocado sobre uma abertura no invólucro da bateria de tração do veículo, selando-a para uma utilização normal. Se o veículo se incendiar e as chamas se propagarem à bateria, o jato potente da mangueira de incêndio desloca o disco e encharca as células com água - a única forma rápida e eficaz de parar a reação térmica. Desta forma, um incêndio numa bateria pode ser extinto em apenas alguns minutos, em comparação com as várias horas e dez vezes mais água sem esta caraterística. O Fireman Access permite assim que os bombeiros regressem mais rapidamente à prontidão operacional. Foram registadas sete patentes para este sistema, que está agora instalado em todos os automóveis eléctricos e híbridos plug-in vendidos pela Renault, Dacia, Alpine e Mobilize, em todo o mundo.
Esta iniciativa é a primeira expressão concreta do compromisso assumido pelo Grupo Renault de colaborar com o Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Segurança Rodoviária, Jean Todt, na sensibilização para a segurança rodoviária em todo o mundo e na implementação de inovações tecnológicas para salvar vidas nas estradas.
No âmbito desta parceria, o Grupo Renault participa na 4ª Conferência Ministerial Mundial sobre Segurança Rodoviária, em Marraquexe, até 20 de fevereiro. Este evento é uma oportunidade para dar ênfase ao compromisso histórico da empresa com a segurança rodoviária. A nível nacional, o evento permite ao Grupo Renault Marrocos estreitar os laços entre o know-how do construtor automóvel e as competências dos serviços relevantes do país. É também uma oportunidade para a filial chamar a atenção para as numerosas iniciativas empreendidas pela sua Fundação, para sensibilizar as escolas do país para a segurança rodoviária.
A SEGURANÇA RODOVIÁRIA ESTÁ NO CENTRO DA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO GRUPO RENAULT
A política e a ação do Grupo para a segurança rodoviária segue uma abordagem de 360 graus, gira em torno de quatro áreas-chave - prevenção, correção, proteção e salvamento - e utiliza tecnologias que intervêm antes, durante e após os acidentes rodoviários. Esta jornada de melhoria contínua, iniciada há mais de 50 anos, baseia-se numa base de dados de acidentologia sem paralelo a nível mundial, na experiência de equipas dedicadas e na estreita cooperação com os serviços de salvamento, a comunidade científica e académica, os fabricantes parceiros e as autoridades públicas, todos trabalhando em conjunto para aproveitar a tecnologia que coloca as pessoas no centro e torna a mobilidade mais segura e acessível para todos.
O compromisso do Grupo para com a segurança rodoviária está patente no programa Renault's Human First. A abordagem da Renault vai para além da conceção de automóveis fiáveis. Ao desenvolver sistemas avançados de prevenção de acidentes, sistemas de assistência à condução, equipamentos de segurança passiva e pós-colisão e ao acelerar o desenvolvimento de tecnologias a bordo, tais como a pontuação de segurança[1] , o treinador de segurança[2] e os serviços conectados, a Renault contribui para melhorar a segurança de todos os utentes da estrada. Lançado em 2023, este programa baseia-se numa colaboração entre engenheiros, peritos em segurança, gestores de produto, o LAB[3] , os serviços de socorro e os bombeiros. Associado às mais recentes inovações tecnológicas, como a IA, permite à Renault desenvolver novas soluções para reduzir o número de acidentes.
Factos e números da segurança rodoviária no Grupo Renault
- O Grupo optimiza a segurança a bordo dos seus automóveis há mais de 50 anos
- 600 engenheiros e técnicos «trabalham no domínio da segurança
- Mais de 2.000 patentes relacionadas com a segurança desde 1970
- 3 centros técnicos especializados e de vanguarda em França:
- Lardy: ensaios de colisão, bancos de ensaio de motores, desenvolvimento e validação da cadeia de propulsão eléctrica
- Aubevoye: aderência à estrada e comportamento
- Technocentre: conceção, ROADS (Renault Operational Advanced Driving Simulator)
- 55 anos desde a criação do LAB
- Todos os automóveis eléctricos e híbridos plug-in do Grupo Renault estão agora equipados com o Fireman Access
- Todos os modelos Renault estão agora equipados com o QRescue Renault
- Uma parceria de 15 anos com os serviços de bombeiros
- Mais de 5 000 bombeiros formados em 19 países da Europa, Norte de África e América Latina
[1] A pontuação de segurança analisa o comportamento de condução com base nos dados dos sensores do automóvel.
[2] O treinador de segurança fornece conselhos com base nos principais marcadores de risco identificados na estrada. Vencedor do Prémio de Inovação em Segurança Rodoviária 2024.
[3] Um laboratório de acidentologia, biomecânica e comportamento humano com 55 anos de experiência, criado em 1969 pela Renault e pela PSA.
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