HUB da Costa Atlântica da Região de Coimbra Procura Construir Uma Economia Azul Mais Forte

Press Release: O consórcio foi integrado na rede Hub Azul Portugal e terá um financiamento de cerca de 18,3 milhões de euros no âmbito do PRR, avançou a Secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão.

Desenvolver um programa estratégico centrado no desenvolvimento dos vetores da economia do mar é o grande objetivo do HUB da Costa Atlântica da Região de Coimbra apresentado esta quarta-feira, 16 de abril, nos Paços do Município da Figueira da Foz. O consórcio junta a Universidade de Coimbra (UC), a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, a Incubadora de Empresas da Figueira da Foz (IEFF), o SeaPower (Centro de Tecnologia e Inovação), a Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) e os Municípios da Figueira da Foz, de Mira e de Cantanhede.

De acordo com o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Inovação, Relação com Empresas e Empregabilidade, Nuno Mendonça, “o HUB pretende implementar um ecossistema, em rede, capaz de fixar novas empresas na região, e, consequentemente, recursos humanos, através da proximidade a competências técnico-científicas de excelência”.

O projeto, que procura reforçar a rede de infraestruturas de formação, investigação, inovação e empreededorismo, visa capacitar o ecossistema regional para a dinamização da economia azul de base descarbonizante, sustentável e tecnológica. “Pretende-se estabelecer uma maior ligação entre o ensino e as empresas e outras entidades, nacionais e internacionais, que operam nas fileiras da economia do mar”, acrescenta Nuno Mendonça.

"A nossa obrigação também é a de apoiar as populações, as autarquias e todas as iniciativas que possam servir para melhorar a qualidade de vida e as condições da população e do tecido empresarial", considera o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. Ao fazer parte deste projeto, a UC "está a cumprir o seu papel" e Amílcar Falcão garante que a UC vai dar o seu melhor "a capacitar pessoas, a fazer investigação, a promover a inovação e a ajudar o HUB a ser cada vez maior e mais forte."

"Todos os parceiros são indispensáveis", realçou o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, "mas se a Universidade de Coimbra não estivesse envolvida podia ser bom, mas não seria igual". Para o autarca, "as universidades desempenham o papel de farol no caminho, mostram as rotas para a descoberta dos tempos novos que todos precisamos de alcançar em segurança".

A Secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, também elogiou o envolvimento de tantos parceiros: "é nesta união que a região adquire maior força". Reconhecendo a relevância do HUB Costa Atlântica, Lídia Bulcão anunciou a integração do projeto no HUB Azul Portugal, "uma rede nacional mais ampla de polos de inovação no sector da economia azul, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)". Esta integração deverá trazer um financiamento de cerca de 18,3 milhões de euros ao HUB Costa Atlântica.

Com o firmar deste consórcio, "a região de Coimbra dá um passo convicto para cumprir a sua vocação marítima, formalizando um compromisso em prol da valorização do conhecimento, da inovação e da geração de valor acrescentado da economia do mar", considera a Secretária de Estado. O HUB Costa Atlântica "não será apenas um centro de incubação e desenvolvimento tecnológico, mas uma ponte entre o saber e o fazer, entre o que investigamos e o que aplicamos no território marítimo", acrescenta.

O HUB Costa Atlântica foi recentemente aceite no quadro da Missão da UE: Recuperar os Nossos Oceanos e Águas, tendo sido reconhecido pelo seu contributo relevante para a concretização dos objetivos da Missão e selecionado para beneficiar de assistência técnica especializada nas áreas comercial, operacional e económico-financeira.

Mais informações aqui.