Robusto, potente – e agora também elétrico. A Mercedes-Benz Trucks revelou oficialmente o novo eArocs 400, o primeiro modelo totalmente elétrico da sua gama Arocs, na feira bauma 2025, que decorre entre 7 e 13 de abril, em Munique. Este novo camião pesado, pensado para o transporte de materiais de construção em estrada e fora dela, marca mais um passo firme da marca rumo à descarbonização do setor.
Potência elétrica ao serviço da construção
Concebido para responder às exigências da indústria da construção, o novo eArocs 400 oferece uma performance comparável à das versões convencionais com motor a diesel, mas com zero emissões locais de CO₂ e operação extremamente silenciosa. Estará disponível inicialmente em configurações de 32 e 41 toneladas, com tração 8x4 e quatro diferentes distâncias entre eixos, podendo ser equipado como betoneira ou basculante de construção.
A produção arrancará com uma pequena série de 150 unidades por ano, destinada a mercados selecionados da União Europeia, com início de vendas previsto para o 1.º trimestre de 2026 e primeiras entregas no 3.º trimestre do mesmo ano.
Tecnologia de ponta: potência, autonomia e rapidez no carregamento
O eArocs 400 incorpora componentes do também elétrico eActros 600, incluindo a tecnologia de baterias LFP (fosfato de ferro-lítio). Com dois packs de baterias com capacidade total de 414 kWh, o camião pode atingir autonomias até 240 km sem recarregamento, dependendo da configuração. A carga rápida é feita através de ligação CCS2 em ambos os lados da cabina, com potência de até 400 kW, o que permite carregar de 20 a 80% em cerca de 45 minutos.
O motor elétrico central, com caixa de três velocidades, debita 380 kW de potência contínua e 450 kW de pico, garantindo a robustez necessária para enfrentar terrenos difíceis e ambientes de obra exigentes.
Cabina inteligente e assistentes de segurança
O eArocs 400 vem equipado com o novo Multimedia Cockpit Interactive 2, com ecrã de 12 polegadas, comandos por voz e acesso rápido a funções específicas de obra, como a gestão da tomada de força (PTO). Em termos de segurança, o camião está preparado com os mais avançados sistemas de assistência à condução: Active Brake Assist 6, Active Sideguard Assist 2 e Front Guard Assist, entre outros, indo além das exigências legais europeias em vigor.
Exemplos reais em exposição na bauma
No stand da Mercedes-Benz Trucks na bauma, os visitantes poderão conhecer o eArocs 400 equipado com betoneira HTM 905 da Liebherr, desenhada com foco na eficiência e ergonomia. Este modelo usa um sistema hidráulico alimentado diretamente pelas baterias do veículo. Haverá também uma versão com tambor de mistura totalmente elétrico — o E10 da série ENERGYA da CIFA (Zoomlion) — com capacidade para 10 m³ e peso bruto de até 44 toneladas.
Adicionalmente, será exibida uma versão com caixa basculante Meiller, demonstrando a versatilidade da plataforma elétrica.
Sustentabilidade com rendimento
De acordo com Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks, "com o novo eArocs 400, estamos a eletrificar um setor essencial para a economia e a sociedade. Agora, é vital que os decisores políticos criem infraestruturas de carregamento e condições económicas para viabilizar estes veículos."
Também Stina Fagerman, responsável de Marketing e Vendas, sublinha: "o eArocs 400 oferece a mesma robustez que os nossos clientes conhecem do Arocs convencional, sendo ideal para ambientes urbanos sensíveis ao ruído e às emissões."
Para mais informações clica aqui.