Noruega: TotalEnergies e Parceiros Avançam Com a 2.ª Fase do Projecto Northern Lights

Noruega: TotalEnergies e parceiros avançam com a 2.ª fase do projecto Northern Lights de captura e armazenamento de carbono.

A TotalEnergies, em parceria com a Equinor e a Shell, anunciou a Decisão Final de Investimento (Final Investment Decision – FID) para a segunda fase do desenvolvimento do projecto Northern Lights, que permitirá aumentar a capacidade de transporte e armazenamento de CO₂ de 1,5 milhões para mais de 5 milhões de toneladas por ano a partir de 2028.

A primeira fase do projecto encontra-se concluída e preparada para receber CO₂ proveniente de emissores industriais. As operações estão previstas para arrancar já neste verão, com o transporte inicial de CO₂ por navio a partir da fábrica de cimento da Heidelberg Materials, em Brevik, na Noruega, e a sua subsequente injeção e armazenamento permanente num reservatório situado a 2.600 metros de profundidade sob o leito marinho, ao largo de Øygarden, na costa oeste do país.

A segunda fase agora anunciada representa um investimento de 7,5 mil milhões de coroas norueguesas (cerca de 700 milhões de dólares) e irá tirar partido das infraestruturas onshore e offshore já existentes. A expansão contempla a construção de novos tanques de armazenamento em terra, sistemas de bombagem, um novo cais, poços de injeção e navios de transporte – com início de operações previsto para a segunda metade de 2028.

Esta decisão de investimento surge na sequência da assinatura de um contrato comercial de 15 anos entre a Northern Lights e o fornecedor sueco de energia urbana Stockholm Exergi, que permitirá o transporte e armazenamento transfronteiriço de 900.000 toneladas anuais de emissões biogénicas de CO₂, a partir de 2028. A Stockholm Exergi junta-se assim à Heidelberg Materials e à Celsio (Noruega), Yara (Países Baixos) e Ørsted (Dinamarca) como a quinta empresa a comprometer-se com a Northern Lights para a gestão das suas emissões. A empresa está também em negociações avançadas com outros grandes emissores industriais europeus para utilizar a capacidade de armazenamento restante.

“Estou muito satisfeito com o lançamento da fase 2 do Northern Lights, que representa um avanço significativo para a indústria de captura e armazenamento de carbono (CCS). O projecto oferece uma solução concreta para emissores industriais difíceis de descarbonizar, permitindo-lhes reduzir as suas emissões e garantir a sustentabilidade dos seus negócios,” declarou Nicolas Terraz, Presidente de Exploração & Produção da TotalEnergies. 

“A decisão de expandir os nossos serviços de transporte e armazenamento de CO₂ representa o próximo passo na construção de um mercado de CCS comercialmente viável na Europa. Esta decisão é um marco importante para a nossa empresa, os nossos clientes, parceiros industriais e entidades reguladoras. Temos vindo a trabalhar de forma concertada para estabelecer uma cadeia de CCS eficaz e contribuir para o cumprimento das metas climáticas europeias,” afirmou Tim Heijn, Diretor Executivo da Northern Lights JV.

Sobre o projecto Northern Lights

A Northern Lights oferece serviços de transporte e armazenamento de CO₂, com a missão de permitir a redução e remoção de emissões industriais na Europa. O CO₂ liquefeito é transportado por navio a partir dos locais de captura até ao terminal terrestre na Noruega, sendo depois canalizado por um gasoduto até um reservatório geológico para armazenamento permanente a 2.600 metros de profundidade sob o mar.

A Northern Lights é a primeira empresa a oferecer serviços comerciais de CCS e faz parte do projecto Longship, a iniciativa de captura e armazenamento de carbono em escala industrial apoiada pelo Governo norueguês. A empresa já celebrou acordos comerciais com a Yara (Países Baixos) e a Ørsted (Dinamarca). A joint venture Northern Lights JV DA é uma sociedade por quotas com responsabilidade partilhada, detida pela Equinor, TotalEnergies e Shell.

Mais informações: www.norlights.com.

Sobre a TotalEnergies e a armazenagem de carbono

A TotalEnergies foca-se, em primeiro lugar, na prevenção de emissões, e em segundo, na sua redução, recorrendo às melhores tecnologias disponíveis em cada instalação. Para as emissões residuais, a empresa desenvolve projectos industriais de armazenagem de carbono, aproveitando as suas competências em gestão de grandes projectos, processamento de gás e geociências. Para além do Northern Lights, a TotalEnergies está envolvida noutros grandes projectos internacionais, como o Northern Endurance Partnership (Reino Unido), Bayou Bend (EUA), Aramis (Países Baixos) e Bifrost (Dinamarca).

Para mais informações clica aqui.