Press Release: NOVA e Banco Mundial assinam Memorando de Entendimento para financiar workshops sobre sustentabilidade em África.
Esta sexta-feira, 28, a Universidade NOVA de Lisboa e o Banco Mundial formalizaram uma parceria histórica com a assinatura de um Memorando de Entendimento, que visa financiar uma série de workshops em três países africanos — Senegal, Quénia e Angola — focados em sustentabilidade e desenvolvimento.
O protocolo foi assinado pelo Reitor da NOVA, João Sàágua, e pelo Vice-Presidente do Banco Mundial, Ethiopis Tafaris, marcando o culminar de mais de dois anos de negociações. Este acordo representa um passo significativo para fortalecer a presença estratégica da Universidade na região, alinhado com seu compromisso em capacitar comunidades africanas.
“É com muito orgulho que selamos este compromisso, agradecendo, desde já, a confiança depositada. Estamos muito empenhados no sucesso do projeto”, sublinhou o Reitor. O responsável do Banco Mundial, por seu lado, garantiu estar igualmente entusiasmado por esta oportunidade de cooperação: “Nunca poderíamos fazer este trabalho sem parceiros e assim aproveitamos para também aprender com a vossa experiência e investir no desenvolvimento de forma sustentável”.
Este projeto de capacitação, financiado pelo Banco Mundial, é parte integrante dos esforços da NOVA em promover o desenvolvimento sustentável na África subsaariana. Em comparação com iniciativas anteriores, como o projeto UDI-Africa iniciado em 2017 com financiamento da Comissão Europeia, esta nova iniciativa reforça o compromisso com a capacitação local através de parcerias internacionais.
“A estreita colaboração com o Banco Mundial reconhece na NOVA o parceiro académico ideal para apoiar o financiamento do desenvolvimento nesta área, abrindo portas para futuras colaborações significativas”, sublinhou ainda o Vice-Reitor João Amaro de Matos, que tutela as áreas do Ensino e do Desenvolvimento Internacional da universidade.
A cerimónia contou ainda com a presença da administradora da Universidade, Ana Rita Marante; a Pró-reitora Júlia Seixas; o diretor da NOVA FCT, José Alferes; o diretor da NOVA FCSH, Luís Baptista; a diretora da ENSP NOVA, Sónia Dias; a subdiretora da NOVA IMS, Manuela Aparício; e o diretor do IHMT NOVA, Filomeno Fortes.
Mais informações aqui.