Press Release: A Universidade NOVA de Lisboa (NOVA) voltou a destacar-se no panorama nacional da investigação científica, no âmbito da Avaliação das Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) realizada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Segundo os dados da Avaliação das Unidades de I&D 2023/2024, agora divulgados, 93% das Unidades de I&D da NOVA obtêm classificação de “Excelente” e “Muito Bom”. Além disso, por revelarem uma melhoria face ao exercício anterior, consolidam o posicionamento da NOVA como uma das instituições de ensino superior com melhor desempenho a nível nacional.
“Estes resultados excecionais demonstram o empenho de toda a comunidade científica da NOVA em desenvolver investigação de excelência com impacto na sociedade”, afirma Isabel Rocha, Vice-Reitora para a Investigação e Inovação da Universidade Nova de Lisboa.
Das 41 Unidades de I&D (UID) da NOVA avaliadas, 29 foram classificadas com “Excelente”, 9 com “Muito Bom” e 3 com “Bom”. O número de UID da NOVA classificadas com “Excelente” subiu 20% face ao exercício anterior e corresponde a 71% do total de UID a que a Universidade está associada, uma percentagem bastante superior aos 40% da média nacional de UID que obtiveram esta classificação.
Todas as Unidades Orgânicas da NOVA contam agora com pelo menos uma Unidade de I&D classificada com “Excelente”, o que reforça o compromisso transversal da Universidade com a excelência científica em todas as áreas do conhecimento.
Em reconhecimento da qualidade demonstrada, as Unidades de Investigação a que a NOVA está associada vão beneficiar de 126 milhões de euros de financiamento total, atribuídos no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D 2023/2024.
A NOVA congratula todos os coordenadores das Unidades de I&D da NOVA e as suas equipas pelo compromisso contínuo com a excelência. Com este desempenho, a NOVA reforça o seu papel estratégico no sistema científico e tecnológico nacional e internacional, contribuindo ativamente para a produção de conhecimento, inovação e desenvolvimento sustentável.
A nível nacional, as Unidades com classificação de mérito “Excelente” ou “Muito Bom” têm financiamento aprovado de 609,8 milhões de euros para o período de 2025 a 2029. Deste montante, 110 milhões de euros provêm do Plano de Recuperação e Resiliência, com prazo de execução até 30 de junho de 2026.
Mais detalhes sobre a Avaliação das Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) podem ser consultados aqui.
Mais informações aqui.