Satélites GPS são cruciais para a segurança nacional dos EUA e para a sociedade moderna.
O oitavo satélite do sistema GPS III (SV08), desenvolvido e construído pela Lockheed Martin [NYSE: LMT] para a Força Espacial dos Estados Unidos, chegou com sucesso à Florida, onde iniciará os preparativos finais para o lançamento, previsto para o final da primavera de 2025.
Após o lançamento, este novo satélite integrará a constelação operacional GPS, atualmente composta por 31 satélites que garantem, de forma contínua, serviços cruciais de posicionamento, navegação e temporização a militares e civis em todo o mundo.
Entrega acelerada com elevada capacidade de resposta
O GPS III SV08 foi transportado num avião C-17 da Força Aérea dos EUA, iniciando a viagem por estrada desde as instalações da Lockheed Martin em Littleton, Colorado, até à base Buckley Space Force, onde descolou rumo à Florida. Aterrando a 3 de abril de 2025, chegou às instalações da Astrotech Space Operations, nas imediações da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral.
A expedição do satélite foi organizada num prazo de apenas alguns dias, na sequência de uma chamada de lançamento acelerada por parte da Força Espacial – uma prática que exige uma rápida preparação, transporte e lançamento do satélite, reduzindo o tempo total até ao espaço para cerca de dois meses, comparado com o calendário normal de mais de três meses.
“Com cada novo envio e lançamento GPS III, a constelação GPS dos EUA torna-se mais resiliente e precisa,” afirmou Malik Musawwir, vice-presidente de Sistemas de Navegação da Lockheed Martin Space. “Estamos orgulhosos por apoiar esta missão crítica para a segurança nacional, tanto na produção dos satélites como na manutenção do segmento terrestre de controlo.”
Nova geração GPS com proteção 60 vezes superior contra interferências
Com o SV08 já em solo floridiano, os satélites seguintes – SV09 e SV10 – aguardam também o sinal de avanço. Uma vez lançados, completarão o atual bloco GPS III, dando início à fase seguinte de modernização: GPS III Follow-On (GPS IIIF).
Este investimento contínuo é vital, uma vez que quase metade dos satélites da atual constelação estão a operar para além da sua vida útil prevista. A nova geração GPS IIIF trará capacidades ainda mais avançadas, incluindo um sinal civil reforçado para maior segurança da aviação comercial e uma proteção militar regional que oferece até 60 vezes mais resistência a interferências eletrónicas.
Esta evolução permitirá aos satélites contrariar de forma mais eficaz ações de adversários, garantindo que os utilizadores mantenham vantagem em cenários de ameaça emergentes.
A produção da série GPS IIIF já está em curso. A Lockheed Martin concluiu em fevereiro de 2025 a união estrutural principal do primeiro satélite desta nova geração e encontra-se atualmente a construir quatro unidades. O lançamento dos satélites GPS IIIF está previsto para começar em 2027, estando já contratada a construção de unidades até ao SV20.
Sobre a Lockheed Martin
A Lockheed Martin é uma empresa global de tecnologia de defesa que impulsiona a inovação e promove a descoberta científica. As suas soluções de missão multissetoriais e a visão de Segurança do Século XXI aceleram a entrega de tecnologias transformadoras, garantindo que os seus clientes mantenham sempre uma posição de vantagem. Mais informações em www.lockheedmartin.com.
Para mais informações clica aqui.