Primeiro Airbus A330 MRTT Entra ao Serviço da Força Aérea e do Espaço de Espanha

O primeiro Airbus A330 MRTT (Multi-Role Tanker Transport) da Força Aérea e do Espaço de Espanha entrou oficialmente ao serviço, operando a partir da Base Aérea de Torrejón de Ardoz, em Madrid, sob a alçada da Ala 45.

Esta aeronave é a primeira de três unidades adquiridas pelo Ministério da Defesa de Espanha em novembro de 2021, no âmbito de um programa estratégico para reforçar as capacidades de projeção, evacuação aérea e reabastecimento em voo da força aérea espanhola.

O avião foi entregue nas instalações da Airbus em Getafe (Madrid), onde se localiza o centro de conversão de aeronaves A330 MRTT, responsáveis pela adaptação do modelo civil à sua configuração militar multi-missão.

“Com a entrada em operação deste primeiro A330 MRTT, a Força Aérea e do Espaço de Espanha passa a contar com o melhor avião de reabastecimento do mundo na sua frota,” afirmou Jean-Brice Dumont, Diretor da Divisão de Air Power da Airbus Defence and Space. “O MRTT irá proporcionar não só interoperabilidade com nações aliadas e autonomia estratégica, como também um aumento significativo nas capacidades de projeção, evacuação aérea e reabastecimento em voo.”

Equipado com um sistema moderno de reabastecimento por mangueira e cesto, o A330 MRTT dispõe de uma autonomia superior a 18 horas de voo e um alcance de 16.000 quilómetros. A sua capacidade básica de combustível, de 111 toneladas, permite a realização de missões de reabastecimento sem necessidade de tanques adicionais.

Graças à fuselagem de grande dimensão, o A330 MRTT pode ainda ser utilizado como aeronave de transporte, com capacidade para até 300 tropas ou 45 toneladas de carga útil. O aparelho pode também ser configurado com um módulo de evacuação médica (MEDEVAC), equipado com macas e estações de cuidados intensivos.

As segunda e terceira unidades do A330 MRTT espanhol encontram-se atualmente em processo de conversão em Getafe. Até ao momento, os A330 não convertidos foram utilizados pela Ala 45 para transporte de pessoal e equipamento militar, como na participação no exercício Pacific Skies 2024 ou nas missões de evacuação de cidadãos espanhóis no Níger e no Sudão.

Para mais informações clica aqui.