A multinacional alemã Schaeffler deu início à produção de atuadores de fuso de esferas (KGT) para um dos principais fabricantes chineses de veículos elétricos, reforçando a sua presença no competitivo mercado asiático e assinalando mais um marco na evolução tecnológica dos sistemas de direção e travagem automóvel.
Com quase duas décadas de experiência no desenvolvimento e fabrico deste componente mecânico de elevada precisão, a Schaeffler consolida a sua posição como líder em soluções de Motion Technology, essenciais para os veículos modernos e fundamentais para os futuros sistemas de condução autónoma. Desde o início da produção em série em 2007, a empresa já fabricou mais de 140 milhões de unidades de KGT para diversas aplicações automóveis.
“O sucesso sustentado do nosso atuador de fuso de esferas comprova a confiança dos clientes na qualidade dos nossos componentes mecânicos de alta precisão. A nossa proximidade aos clientes e excelência na produção, particularmente na China, são elementos-chave da nossa estratégia global,” afirma Matthias Zink, CEO da divisão Powertrain & Chassis da Schaeffler AG.
Elevada eficiência e desempenho silencioso para veículos elétricos
Os atuadores de fuso de esferas da Schaeffler transformam o movimento rotativo de um veio ou porca num movimento linear, com perdas mínimas graças ao uso de esferas como elementos rolantes — um sistema praticamente sem fricção. Esta tecnologia garante elevada eficiência energética, funcionamento silencioso e fiabilidade, características essenciais para veículos elétricos, conhecidos pelo baixo nível de ruído.
Os KGT são utilizados em sistemas de direção assistida eletronicamente, assistentes de manutenção de faixa e estacionamento automático, bem como em travões elétricos de estacionamento e sistemas de travagem eletromecânicos. A sua robustez permite também a aplicação em veículos comerciais ligeiros, como carrinhas e pick-ups, facilitando a condução com menor esforço físico por parte do condutor.
Expansão global com foco local
A produção em série para fabricantes chineses teve início em fevereiro de 2025 na unidade de Xiangtan, reforçando o compromisso da Schaeffler com a estratégia “local-for-local”, que visa apoiar os mercados regionais com produção local. Para além da China, os atuadores KGT são também produzidos em fábricas na França, Coreia do Sul, México e Eslováquia.
A tecnologia KGT não está limitada ao setor automóvel. O mesmo princípio operacional é aplicado em atuadores lineares da divisão Bearings & Industrial Solutions, alargando o leque de aplicações industriais da empresa.
Preparação para o futuro da mobilidade
Com os olhos postos na mobilidade do futuro, a Schaeffler continua a desenvolver os seus atuadores de fuso de esferas para responder às exigências dos veículos híbridos, elétricos e autónomos. “Estamos a adaptar os nossos produtos às necessidades dos segmentos premium e SUV, que requerem maior suavidade de operação e suportam pesos superiores,” explica Timo Schmidt, diretor da unidade de negócio Chassis Solutions.
No que diz respeito à travagem, os KGT assumem um papel fundamental na próxima geração de sistemas de travagem eletromecânicos. “Já recebemos a primeira adjudicação para fornecimento de KGTs destinados a sistemas de travagem ‘brake-by-wire’, e estamos a preparar o arranque da produção,” acrescenta Schmidt.
Com esta nova fase de produção na China, a Schaeffler reforça a sua liderança na transição para uma mobilidade mais eficiente, segura e inteligente, apoiando os principais fabricantes na transformação dos seus veículos rumo à eletrificação e automação total.
Para mais informações clica aqui.