Press Release: Stellantis e Valeo reforçam a sua cooperação com o lançamento do primeiro Farol LED Reconstruído na Europa e do Ecrã de Infoentretenimento Reconstruído.
Por ocasião do salão Rematec, em Amesterdão, a Stellantis N.V. e a Valeo assinalam a sua parceria e o compromisso com o modelo de negócios de Economia Circular através do lançamento de dois novos produtos reconstruídos: o primeiro farol LED reconstruído da Europa e o ecrã de infoentretenimento reconstruído.
A Stellantis e a Valeo são parceiras de longa data, empenhadas em prolongar a vida útil dos produtos sem comprometer a qualidade, reduzindo o desperdício, a utilização de recursos e a pegada de carbono, ao mesmo tempo que geram valor financeiro.
A Stellantis tem como meta liderar a indústria rumo à neutralidade carbónica líquida até 2038. Através do seu programa de descarbonização CAP 50, a Valeo está empenhada em alcançar a neutralidade carbónica até 2050. A economia circular desempenha um papel fundamental para alcançar este objetivo em ambas as empresas, e a reconstrução de componentes é um dos principais impulsionadores.
A reconstrução é um processo industrial padronizado que prolonga a vida útil de um produto usado, restaurando-o de acordo com as especificações do fabricante original (OEM) e com o mesmo desempenho e garantia que peças novas, dentro da oferta de Peças&Serviços da Stellantis. Esta fiabilidade é um componente crucial das estratégias de economia circular de ambas as empresas.
A Stellantis e a Valeo continuam a expandir o seu portefólio de produtos, colocando a inovação em reconstrução na vanguarda.
Em colaboração com a Stellantis, a Valeo lança com sucesso um farol reconstruído, o primeiro do género para a Valeo. Esta cooperação realça o compromisso com a sustentabilidade. A reconstrução do farol permite reutilizar até 50% das matérias-primas recuperadas de um farol LED em fim de vida, principalmente das partes mais valiosas, como o próprio módulo LED, reduzindo as emissões de CO2 em até 70% em comparação com a produção de uma peça nova*.
Isto também oferece novas oportunidades para as atividades industriais da Valeo, reforçando as suas operações nas fábricas de Chrzanow (Polónia) e Angers (França).
A Stellantis é o primeiro fabricante de automóveis a integrar este produto na sua oferta de pós-venda na Europa, disponível na gama SUSTAINera REMAN a partir do final do primeiro semestre de 2025. A primeira aplicação acontecerá nos modelos Peugeot 3008 e 5008 e a segunda no modelo Peugeot 508.
Quanto ao ecrã, trata-se do terceiro novo produto reconstruído desenvolvido pela Valeo em parceria com a Stellantis. Frequentemente, o ecrã de um veículo é descartado, quando esta peça, de elevado valor acrescentado, poderia ser reconstruída. É isso que a Stellantis e a Valeo estão a oferecer com este ecrã, reconstruído no Laboratório de Eletrónica Circular da Valeo em Nevers (França) – onde já está a ser processada a câmara frontal – e que ficará disponível na gama SUSTAINera em junho próximo, aplicável nos seguintes modelos: Peugeot 308; Citroën C3 e C3 Aircross; DS 3 Crossback; Opel Grandland X, Corsa e Mokka.
Aproveitando a sua presença global, a Valeo possui mais de 40 anos de experiência na reconstrução de produtos mecânicos. O seu portefólio de reconstrução abrange produtos como motores de arranque, alternadores, compressores de ar condicionado, pinças de travão ou volantes de inércia bimassa, por meio de um programa de todas as marcas. Neste momento, a Valeo reconstrói um milhão de produtos anualmente e tem como objetivo dobrar essa capacidade até 2030, ampliando ainda mais o seu impacto.
Através da etiqueta SUSTAINera, a Stellantis oferece peças de reposição reconstruídas para automóveis, com uma vasta gama de 12.000 referências de peças em mais de 40 linhas de produtos diferentes. O seu portefólio inclui motores de arranque, alternadores, embraiagens, turbocompressores, injetores, pinças de travão, módulos de controlo eletrónico, unidades de controlo, multimédia, depósito SCR, transmissões, motores e baterias de alta tensão para veículos elétricos.
"Após o sucesso da nossa colaboração com a Valeo para lançar a primeira câmara frontal reconstruída para sistemas ADAS, estamos a expandir a nossa gama de produtos reconstruídos para incluir produtos eletrónicos e a lançar o primeiro farol LED reconstruído. Isto demonstra o nosso compromisso em inovar na reconstrução automóvel e em dar resposta à forte procura de peças de reposição para faróis e ecrãs de forma acessível e sustentável", referiu Laurence Hansen, Vice-Presidente Sénior de Economia Circular da Stellantis.
Christophe Le Ligné, Vice-Presidente de I&D e Diretor de Tecnologia de Iluminação do Valeo Group, afirmou: “Na Valeo, sustentabilidade não é apenas uma palavra, é um compromisso com a ação. Na Valeo, sustentabilidade significa ação por meio do trabalho de equipa. Estamos orgulhosos por ampliar o nosso portefólio de componentes reconstruídos graças à cooperação com a Stellantis, enquanto reinventamos as nossas atividades industriais. Após o bem-sucedido lançamento da nossa estreia mundial há dois anos, com o farol reconstruído estamos perante uma estreia europeia. Estamos a fazer uma oferta 'como novo' a um custo mais baixo para o utilizador final".
Nota: * números de acordo com as estimativas internas da Valeo.
Mais informações aqui.