U.Porto Apresenta "Do arroz à Globalização Gastronómica"

Press Release: Pedro Graça, diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, será o anfitrião da próxima sessão ciclo "Ásia e Europa – um futuro partilhado", marcada para 28 de abril.

Com ou sem pauzinhos, já pensou no arroz que cozinha, coloca num recipiente e depois oferece ao teste do palato? De onde vem? Porque faz parte da nossa gastronomia? Vamos falar sobre isto e não só. Também vamos dar-lhe o arroz! A provar… No próximo dia 28 de abril, a partir das 18h00, o conhecimento vai ser servido e avaliado através dos sentidos, na Reitoria da Universidade do Porto. É que, por vezes, também se come.

Nesta conferência inserida no ciclo Ásia e Europa – um futuro partilhado caberá a Pedro Graça, diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP), subir ao palco e, através da história de um cereal, fazer-nos crescer água na boca.

Não, não irá terminar o dia a saber apenas um pouco mais de história. Este (também) colunista sobre alimentação e influenciador das políticas públicas portuguesas vai falar também sobre os diferentes aspetos nutricionais de um alimento que não só ultrapassou fronteiras, como também conquistou a mesa dos portugueses.

De origem asiática (e nome científico “Oryza Sativa”), o arroz espalhou-se por todo o mundo, sendo o alimento básico de mais de dois terços da humanidade. Ainda assim, o que explica que sejamos, per capita, o maior consumidor europeu? O que levará a esta (improvável) atração, nós que somos o país europeu mais afastado do Oriente? Será pelas razões nutricionais, históricas ou agrárias e de produção? A nutrição e a história andam juntas, mas nem sempre explicam todas as razões dos gostos alimentares de um povo…

Na resposta a todas estas questões, Pedro Graça irá conduzir o público pelo tronco e ramificações da viagem deste cereal e a respetiva adaptação gastronómica e cultural. E não estará sozinho. A acompanhar o diretor da FCNAUP estará a vietnamita Thuy-Thiên de Oliveira, que irá dar a provar amostras de arroz, especialmente preparadas segundo as tradições dos extremos do grande continente euro-asiático.

Por razões logísticas, esta sessão em específico irá decorrerá na sala 111 da Reitoria da U.Porto e não na Casa Comum, conforme consta do material gráfico de divulgação. Os estudantes que o pretendam podem solicitar, no momento, um certificado de participação.

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

O ciclo de conferências Ásia e Europa – um futuro partilhado, que continuará com sessões sempre à segunda-feira (ver programa completo), promete abordagens diversificadas à cultura, à história e às sociedades do espaço euroasiático, perspetivando também as tendências que modelarão o seu futuro.

Foto: DR. 

Mais informações aqui.