Parceria estratégica com Boluda marca arranque do serviço inovador, com apoio da tecnológica Vay e aval das autoridades belgas.
A Ush, empresa tecnológica do grupo D’Ieteren, aliou-se à Poppy Mobility, líder belga em partilha e aluguer de veículos, para lançar o primeiro serviço de condução remota da Bélgica. O projeto-piloto representa um passo decisivo rumo a uma nova era da mobilidade urbana, onde alugar um carro poderá ser tão simples como chamar um táxi.
Este serviço inovador permite aos utilizadores da aplicação Poppy solicitarem um veículo de aluguer que será entregue no local por um condutor remoto, a partir da central de teledireção da Ush. Uma vez entregue, o utilizador pode optar por conduzir o veículo ou continuar a viagem com o condutor remoto ao volante.
A tecnologia de condução remota é fornecida pela Vay, uma empresa de engenharia automóvel de ponta com sede na Alemanha e operações comerciais ativas em Las Vegas, EUA. A Vay, que ultrapassou recentemente a marca das 6.000 viagens, anunciou na CES 2025 que irá expandir o seu serviço porta-a-porta para 100 veículos na cidade americana. Através de uma parceria exclusiva com a Vay, a Ush assegura a introdução e desenvolvimento desta tecnologia na Bélgica.
Implementação faseada com foco na segurança e regulação
A primeira fase do projeto inclui dois veículos com condução remota em operação no Porto de Antuérpia-Bruges, ao serviço da Boluda, um dos principais operadores mundiais de serviços marítimos. Esta introdução controlada será feita em estreita colaboração com as autoridades reguladoras, respeitando todas as normas de segurança e avaliação técnica.
“Trazer a condução remota para a Bélgica exige uma abordagem cuidadosa e faseada”, sublinha Max Levandowski, CEO da Ush. “Começamos com dois veículos em rotas específicas do porto, para garantir uma implementação segura e controlada.”
Jacques Vandermeiren, CEO do Porto de Antuérpia-Bruges, destaca o papel do porto como centro de testes para tecnologias emergentes: “Este é mais um exemplo de como o porto se afirma como laboratório vivo para inovação. Depois da navegação autónoma e dos drones autónomos, a condução remota segue o mesmo caminho de validação e rápida aplicação comercial.”
Apoio regulatório e próximos passos
Para que o projeto avançasse, a Ush obteve um conjunto de aprovações cruciais em 2024, nomeadamente:
- Avaliação técnica pelo Departamento Flamengo de Mobilidade e Obras Públicas, com análise da IMEC.
- Parecer positivo do Instituto VIAS sobre a análise de riscos.
- Aprovações do Ministro Federal da Mobilidade e do SPF Mobilidade.
- Autorizações da Região Flamenga e do Porto de Antuérpia-Bruges.
- Registo especial e seguro para os veículos de teste.
Fases de implementação futura:
- Fase 1: Início da operação em rota definida na margem direita do porto, com condutor de segurança a bordo.
- Fase 2: Expansão para a margem esquerda do porto.
- Fase 3 (final de 2025): Operação alargada a todo o porto, sem restrições de rota e sem operador de segurança a bordo.
O objetivo é que, a partir de 2026, o serviço esteja disponível comercialmente na cidade de Antuérpia, abrindo caminho à expansão para outras zonas urbanas da Bélgica. Para isso, a Ush continuará a trabalhar lado a lado com as autoridades na definição de um quadro legal robusto para a condução remota.
Thomas von der Ohe, CEO e cofundador da Vay, mostra-se entusiasmado com a estreia europeia do serviço: “Estamos a tornar realidade a nossa visão de mobilidade do futuro. É a primeira vez que veículos com condução remota circulam comercialmente em estradas europeias. Com o apoio dos reguladores, esperamos ver este modelo replicado em muitas cidades por toda a Europa.”
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