Empresa britânica junta-se a iniciativa para infraestrutura interoperável de carregamento elétrico, reforçando compromisso com a mobilidade aérea sustentável.
A Vertical Aerospace, pioneira britânica em aviação elétrica, anunciou a adoção do novo padrão universal de carregamento rápido para aeronaves elétricas de descolagem e aterragem vertical (eVTOL), numa iniciativa que visa acelerar a implementação global desta nova geração de mobilidade aérea.
A decisão da Vertical insere-se num esforço colaborativo internacional para estabelecer uma infraestrutura de carregamento robusta e interoperável, capaz de servir múltiplos fabricantes de eVTOLs. Esta normalização permitirá reduzir custos operacionais, simplificar os processos de carregamento e impulsionar a adoção generalizada de aeronaves elétricas.
“A verdadeira revolução da próxima geração da aviação não depende apenas de aeronaves inovadoras, mas de uma infraestrutura de carregamento capaz de servir todos os fabricantes de forma segura e eficiente”, afirmou Chip Palombini, responsável pela produção de sistemas de carregamento da BETA Technologies, uma das empresas líderes no desenvolvimento desta tecnologia. “Estamos a construir uma base que permitirá aos eVTOLs operar e crescer de forma fiável em todo o mundo — e a Vertical Aerospace partilha essa visão connosco.”
Também David Dunning, Diretor de Inovação Global e Políticas da General Aviation Manufacturers Association (GAMA), sublinhou a importância da medida: “Um padrão de carregamento unificado é essencial para reduzir custos, agilizar operações e acelerar a adoção de aeronaves elétricas — beneficiando fabricantes, operadores, gestores de infraestruturas e, naturalmente, os passageiros.”
Compromisso com a aviação limpa e acessível
A Vertical Aerospace está a desenvolver o VX4, uma aeronave eVTOL elétrica, com capacidade para quatro passageiros e zero emissões operacionais, projetada para oferecer uma alternativa mais limpa, silenciosa e segura às formas convencionais de transporte urbano e regional.
Com cerca de 1.500 pré-encomendas do VX4 em quatro continentes — incluindo de operadores de referência como a American Airlines, Japan Airlines, GOL e Bristow — a empresa está posicionada como uma das líderes na corrida pela mobilidade aérea sustentável. Parte das obrigações contratuais será cumprida através de parcerias com terceiros.
Com sede em Bristol, no coração da indústria aeroespacial do Reino Unido, a Vertical conta com uma equipa executiva de vasta experiência oriunda de gigantes como Rolls-Royce, Airbus, GM e Leonardo. Entre os membros da equipa constam engenheiros e gestores que já certificaram e apoiaram o desenvolvimento de mais de 30 aeronaves e sistemas de propulsão civis e militares.
Para mais informações clica aqui.